/
21 de Outubro de 2011 10h13
Campeonato Pixote neste final de semana: no campo, na quadra e no tatame
O Campeonato Pixote traz diversas atrações neste sábado (22-10), com as mais diversas modalidades, indo do futebol de campo,passando pelo handebol chegando ao jiu-jitsu. Já as rodadas de voleibol foram transferidas para o outro final de semana. Confira a Programação:
Modalidade: Futebol de Campo
Local: Miniestádio do CPA II
Horários: 8h - São Gonçalo x A.P.C.E.F (B) (Mirim masculino)
830h - CPA II x São Paulo (Mirim masculino)
9h - Juventude x Genoma Colorado (Infantil masculino)
9:30h - Independente x Bufalo (B) (Infantil masculino)
Local: Miniestádio CPA IV
Horários: 8h - CPA IV x Boa Esperança VG(A) (Mirim Masculino)
8:30h - L.B.V x Frutos do Amanhã (Infantil Masculino)
9h - B.Esperança VG(B)x Mimosiano (Infantil Masculino)
Modalidade: Handebol
Local: Ginásio Dom Aquino
Horários: 8h - C.N.D.L/CEFHA x D.João D´Lara (Mirim Feminino)
8:30h - Elmaz Gattas x MCR/JVC/BBC (Mirim Feminino)
9h - C.N.D.L/CEFHA x Hermes (Infantil Masculino)
9:30h - D.J.D`Lara x Hermes (Infantil Feminino)
10h - C.N.D.L/CEFHA x Elmaz Gattas (Infantil Feminino)
Modalidade: Jiu-Jitsu
Local: Palácio das Artes Marciais(Verdão)
Horário: a partir das 13:30h
Jiu-Jitsu (Jujutsu), A arte suave
O Jujutsu, conhecido no Brasil como Jiu-jítsu, era a arte marcial dos nobres samurais do Japão feudal. Tem como princípio básico utilizar o mínimo de força. Para um bom resultado aproveita-se a força e fraqueza adversária. É uma luta baseada em alavancas, utilizando pouco esforço para chaves e estrangulamentos, que tem por objetivo tentar vencer o oponente sem precisar machucá-lo.
Utiliza golpes de articulação, como torções de braço, tornozelo e estrangulamentos, para imobilizar o oponente. Inclui também quedas, golpes traumáticos, esquivas, etc. Como no Judô, que aliás tem suas origens no Jujutsu, usa o peso e a força do adversário contra ele mesmo, possibilitando que um lutador menor e mais fraco possa vencer um adversário maior e mais forte. Outra característica marcante são suas
técnicas avançadas de luta de chão, principalmente no estilo Brazilian Jiu-Jítsu, desenvolvido no Brasil pela família Graice. Não se dá ênfase a chutes nem socos porque é baseado nas técnicas usadas pelos samurais nos campos de batalha. Durante as guerras esses guerreiros japoneses usavam poderosas armaduras, contra as quais chutes e socos eram muito pouco efetivos.
O significado da palavra jujutsu é "arte (jutsu) suave (ju)". O Jiu-jítsu praticado no Japão dá mais ênfase à luta em pé, embora seus praticantes também dominem a luta no solo; no Brasil surgiu uma forma alternativa onde é mais priorizada a luta no chão.
Jujutsu ou Jiu-jítsu? Na verdade é a mesma palavra escrita de formas diferentes pois no Japão a escrita principal é por ideogramas. Como a pronuncia correta, em japonês, para jujutsu é algo como djiu-djitsu, quando o Jujutsu veio para o Brasil recebeu por aqui o nome de Jiu-jítsu.
As origens do Jiu-jítsu se perdem nas brumas do tempo. Acredita-se que seja derivado das artes marciais chinesas, que por sua vez, são derivadas de antigas artes marciais indianas. Levado ao Japão ganhou ali grande desenvolvimento, principalmente pelos samurais que o adotaram como técnica de mãos vazias e opção para o desarme do adversário quando não se desejava matá-lo. No Japão feudal foram desenvolvidos diversos estilos de Jujutsu, com um grande número de técnicas de agarramentos, projeções, luxações, estrangulamentos e imobilizações e também técnicas de chutes e socos, que deram origem a diversas artes marciais como o Judô, o Aikido e o Karatê, por isso o Jiu-jítsu é considerado por muitos o pai de todas as artes marciais japonesas.