Notícias

/

14 de Dezembro de 2017 15h30

Campanhas educativas ajudaram na diminuição de infrações em 2017

O secretário de Mobilidade Urbana, Antenor de Figueiredo conta como foi o primeiro ano à frente da Secretaria de Mobilidade Urbana na gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro. Na entrevista ele fala sobre a o videomonitoramento, as multas e em que o recurso arredacado vem sendo aplicado. O secretário fala também sobre as campanhas educativas que a Semob realizou ao longo do ano e o que a Semob prepara para a educação e humanização do trânsito para 2018.

 

Antenor de Figueiredo Neto, tem 54 anos, pai de dois filhos. Graduou-se em Ciências Contábeis em 1993 e possui pós-graduação em auditoria fiscal pela UFMT. Atua há 34 anos como auditor fiscal do município e já ocupou o cargo de secretário municipal Trânsito e Transporte Urbano nos anos de 2013 e 2014.

 

A frente da Secretaria de Mobilidade Urbana, desde o início do governo do Prefeito Emanuel Pinheiro, Antenor destaca que um dos grandes marcos que ficará da gestão humanizada do prefeito é a Estação Alencastro.

 

“O maior desafio e a marca da nossa gestão vai ser a conclusão da Estação Alencastro, pois ela demonstra a humanização de Emanuel Pinheiro à frente da Prefeitura de Cuiabá. Ele quer dar aos usuários do transporte coletivo valorização, conforto e comodidade”, afirma o Secretário.

 

O novo terminal de ônibus terá a capacidade de receber até cinco mil passageiros ao dia, com uma capacidade de acomodação simultânea equivalente a 760 pessoas, abrangerá 41 linhas de ônibus, partindo do Centro de Cuiabá. A estação Alencastro será dotada de ar condicionado central, alimentado por 150 placas solares, uma tecnologia inovadora idealizada pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

 

A licitação do transporte coletivo foi outro ponto citado pelo Secretário sobre as melhorias e valorização às pessoas que fazem uso do transporte público.

 

“O prefeito quer trazer ônibus de ponta, todos com ar condicionado e modernização da nossa frota”, conta Antenor.

 

O prefeito instituiu uma comissão especial para realizar estudo de viabilidade de um novo edital de concessão do transporte coletivo da Capital e que deve ser entregue no próximo ano. O estudo será realizado pela Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) e pela secretaria municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Nele deverá constar a análise da viabilidade técnica e econômica de aquisição de frota própria do município, inclusive com a aquisição de ônibus elétricos ou híbridos, bem como a exploração e manutenção dos abrigos e terminais de ônibus.

 

Educação no trânsito é o lema desta gestão e pensando nisso, a Secretaria de Mobilidade Urbana lançou em maio deste ano, o Faixa Cidadã. Um programa voltado ao pedestre e tem o objetivo de conscientizar a população para o cuidado durante a travessia das vias e evitar acidentes de trânsito.

 

“A população abraçou essa campanha, os motoristas estão respeitando o pedestre e o pedestre respeitando o motorista. O trânsito é uma via de mão dupla, então é preciso que os dois se comuniquem para a segurança no trânsito”, pontua o gestor.

 

A Secretaria juntamente com outros seguimentos de transporte, está desenvolvendo uma nova ferramenta para aproximar o munícipe à Semob, o “Fiscaliapp”, trata-se de uma ferramenta em que a população poderá interagir com a Secretaria de Mobilidade.

 

“Hoje todo mundo tem um celular, o munícipe vai denunciar a irregularidade e nós vamos averiguar se é regular ou irregular. Ele não é um instrumento de multa, pelo contrário, ele é uma fiscalização. É como se fosse uma ouvidoria”, garante Antenor

 

A Ouvidoria tem a atribuição de receber, tratar e encaminhar as solicitações para as diretorias responsáveis para a apuração, monitorando a execução dos serviços, o cumprimento dos prazos de tramitação e zelando pela qualidade do tratamento e das respostas aos demandantes. E um comparativo do ano passado para este ano, houve uma diminuição no número de reclamações.

A Ouvidoria da Semob atende pelos telefones 0800 645 1517 e o 3315-4220 email ouvidoria.semob@cuiaba.mt.gov.br.

 

A diminuição ocorreu também no número de multas aplicadas este ano em relação à 2016, que de janeiro a dezembro foram um total de 454.409 já este ano foram registrados 370.861, uma redução de 22.52%.

 

“A Semob não é uma secretaria arrecadadora e sim reguladora. Ela fiscaliza as leis de trânsito e temos notado que de julho para cá, diminuiu-se muito a quantidade de multa dos agentes e dos radares, a intenção é diminuir ainda mais, mas para isso os motoristas precisam fazer a parte dele”, diz Antenor.

 

O prefeito Emanuel Pinheiro defende a orientação e a conscientização dos condutores e seguindo esse conceito, a Semob fez trabalhou em 2017 com campanhas Educativas entre elas a “Carga Pesada” e “Hospital Trânsito Livre”.

 

“O prefeito tem uma visão diferente em relação à multa, ele prefere educar primeiramente e depois agir. As campanhas educativas vêm surtindo resultado. O videomonitoramento antes de voltar a autuar as carretas, fizemos campanhas de conscientização”, revela o secretário.

 

Com os recursos arrecadado com as multas a Semob esta construindo a Estação Alencastro, reformando passarela, recapeando avenidas, sinalização viária, a implantação do parque semafórico.

 

 

“Esse recurso não pode ser usado para outras finalidades que não seja para trazer melhorias do trafego, ele já tem um destino certo, que é para a mobilidade urbana e isso é o que a Semob está fazendo, empregando em tecnologia e humanização do trânsito”, conclui o Secretário.