Notícias

Educação / Semana do Peixe

16 de Outubro de 2015 11h30

Campanha Semana do Peixe beneficia alunos da escola Maria Dimpina

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

A importância do consumo e o poder nutricional do pescado foram apresentados em uma palestra proferida aos alunos da escola municipal Maria Dimpina Lobo Duarte. A iniciativa faz parte da campanha Semana do Peixe, criada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura para incentivar a comercialização e o consumo do pescado em todo o país. Pelo menos 250 alunos da unidade de ensino foram beneficiados.

A palestra foi proferida por estagiários da coordenadoria de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação e alunos do curso de Nutrição da Universidade de Cuiabá. Além de aprenderem sobre os valores nutricionais do peixe e a quantidade ideal a ser consumida diariamente, os alunos receberam orientações de como escolher o pescado na hora da compra, quais os mais indicados para consumo e como manuseá-lo de forma correta. 

Após a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de saborear uma deliciosa peixada preparada pelas técnicas de nutrição escolar. O peixe consumido na escola foi doado pela empresa Santo Peixe.

Conforme os palestrantes, a Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo do peixe duas vezes por semana. Ele é rico em ômega três, um componente importante que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, a osteoporose e combate a anemia. É de fácil digestão, melhora a concentração e ativa a memória.

Segundo a secretária-adjunta de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, o peixe já faz parte da alimentação escolar da rede municipal e a campanha contribui para incentivar ainda mais o consumo por parte dos alunos. “Sabemos que o consumo do peixe é muito importante para a promoção de saúde, pois além de muito nutritivo e saboroso, tem baixa caloria e reduz o risco de doenças”, disse. 

A aluna Larissa Fernanda Javorski, 11 anos, disse que já tem o hábito de comer peixe, pois os pais costumam pescar e preparam o alimento com frequência em casa. No entanto, gostou de aprender as dicas de como escolher na hora da compra. “Eu não sabia que a cor do olho tem que estar brilhante e não pode estar branco e nem cinza”, comentou. 

Quem também gostou das dicas foi a aluna Kamilly Vitoria Alves, 12 anos. Ela disse que agora, depois de saber da importância do consumo do peixe, vai pedir para comer mais vezes em casa. “Achei muito legal, gostei de saber disso tudo”.

Em Cuiabá, a Semana do Peixe é realizada pelo Ministério, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico e a Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura em Mato Grosso. 

Segundo o coordenador da Superintendência Federal da Pesca, Milton Simplício, a Semana do Peixe já está em sua 12ª edição e visa fomentar a produção e o consumo do pescado, além de oferecer o produto à população com preços acessíveis.