Saúde / Prevenção
01 de Abril de 2015 14h45
Campanha quer reduzir número de casos de dengue em Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá participou do lançamento da campanha de combate à dengue, realizada simultaneamente na Capital e em Várzea Grande. O evento ocorreu durante a manhã desta quarta-feira (01), no Comper Coxipó.
Durante a ação, agentes distribuíram panfletos com orientações, além de demonstrar possíveis criadouros dos mosquitos Aedes Aegypti, transmissor da dengue, e também da febre Chikungunya.
Para o secretário de Saúde de Cuiabá, Ary de Souza Júnior, se cada morador fizer sua parte o resultado será grandioso. “Evitar que este mosquito se prolifere é uma responsabilidade de todos, pois evita dor, sofrimento e doença entre as pessoas. As equipes têm encontrado grandes aliados nos bairros e boa parte da população está fazendo a sua parte e ajudando no combate ao mosquito”, disse.
Na prevenção ao mosquito transmissor da doença, os agentes também atuam casa-a-casa. Em 2014 foram realizadas mais de um milhão de visitas domiciliares. Para este ano, a prefeitura pretende aumentar este número, tanto que nos primeiros três meses já realizou 305.760 visitas.
Além disso, há um trabalho de monitoramento quinzenal de pontos estratégicos, como cemitérios, borracharias e oficinas. No ano passado foram feitas mais de 12 mil visitas e em 2015, os locais vistoriados já somam 3.259. Onde existam possíveis criadouros é feita e pulverização e tratamento com produtos químicos.
A dengue pode causar febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas e manchas vermelhas no corpo. O doente pode ter febre durante cinco dias e os sintomas podem melhorar em até dez dias. Em alguns casos podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz.
O projeto acontece por meio de parcerias entre as prefeituras dos municípios, além do Governo de Mato Grosso, Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e empresas parceiras como a rede de Supermercados Comper.
A cerimônia contou com a presença dos secretários de Saúde de Cuiabá e de Várzea Grande, Ary Soares de Souza Junior e Daoud Abdallah, respectivamente; Beto Pereira, presidente do Grupo Pereira; do vereador por Cuiabá, Renivaldo Nascimento, além da Diretora de Vigilância em Saúde, Silvana Ribeiro e da coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses de Cuiabá, Alessandra da Costa Carvalho. Cerca de 250 voluntários participaram desta ação.