Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /
18 de Maio de 2012 14h15
Campanha Faça Bonito: Defensoria Pública presta atendimento à população
Pautada na premissa de facilitar o acesso a uma série de serviços e de prestação de orientações jurídicas, a Defensoria Pública de Mato Grosso disponibiliza na praça Alencastro, durante toda esta sexta-feira, uma equipe de 50 pessoas para orientar e atender a população.
As atividades integram o calendário programado pelo Dia do Defensor Público e o encerramento da Campanha Faça Bonito – Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, desencadeada pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH).
“Nessa semana tivemos o apoio da Defensoria Pública do Estado para a disseminação de informações que possibilitaram o fortalecimento de nossa rede de proteção”, ressaltou a secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Regina Kaizer.
A defensora pública Sebastiana Gaiva, do núcleo Cível de Cuiabá, pontua que a parceria só vem a beneficiar a população. “Hoje nós atuamos em várias cidades, mas não conseguimos atender a Mato Grosso como um todo e momentos como esse oportunizam essa dinâmica porque há sempre demanda reprimida. Estamos muito felizes por essa parceria”.
A primeira dama de Cuiabá, Norma Galindo, visitou os estantes da Defensoria Pública pela manhã e elogiou a organização dos trabalhos e a iniciativa da ação conjunta. "Essa prestação de serviço é de suma importância". Ela é madrinha da Campanha Faça Bonito e idealizadora de projetos sociais para a capital.
De acordo com a Defensoria Pública, durante todo o dia, o cidadão poderá conhecer como funciona a Instituição e saber as atividades que o defensor público desempenha em benefício do indivíduo e da coletividade. Na praça são ofertados serviços de orientação quanto à aposentadoria, auxílio doença, LOAS, dentre outros benefícios do INSS, sistema financeiro da habitação, e outras relativas à justiça federal.
Também haverá distribuição de cartilhas e materiais informativos, sobre direito do cidadão, direito à moradia e direito do consumidor. Os casos que precisarem de atendimento mais aprofundado serão encaminhados para os núcleos específicos. O objetivo é viabilizar o acesso à cidadania e garantir ao assistido a possibilidade do exercício pleno de seus direitos.