Saúde / Outubro Rosa
29 de Setembro de 2015 15h10
Campanha em Cuiabá quer chamar atenção para importância da prevenção no tratamento do câncer
Em Cuiabá, a programação relativa à campanha Outubro Rosa terá início oficialmente na próxima quinta-feira (1º de outubro), às 08 horas, no Centro de Saúde Pico do Amor. Na abertura da campanha será realizada uma Roda de Conversa abordando questões relativas aos cânceres de mama e de colo do útero, por profissionais da saúde, seguida da distribuição de folders sobre o assunto, entrega de lembrancinha e coffe break.
Nesta unidade, haverá coleta de material para realização de exames preventivos como o Papanicolau (Colpocitologia Oncótica - CCO), logo após a abertura do evento e, todos os dias, no período vespertino, durante a campanha.
No dia 07 de outubro no Centro de Saúde do CPA III as atividades terão início às 08 horas e se estenderão durante todo o dia. Na programação também estão previstas palestras, roda de conversa e coleta de material. Os profissionais da saúde também estarão orientando as mulheres sobre como fazer o auto exame das mamas. O telefone de contato da unidade para outras informações é o (65) 3646 5161.
No dia 08 de outubro, a programação especial será no Programa de Saúde da Família (PSF) Dr. Fábio Leite I e II. Nessa unidade de saúde a programação inclui uma caminhada pelas ruas do bairro, no período matutino. O objetivo é para chamar a atenção e conscientizar a comunidade, para a importância do exame preventivo e ainda a prática de atividades físicas.
No PSF Dr. Fábio Leite I e II também haverá Roda de Conversa com funcionárias e mães das creches e escolas localizadas nesses bairros, sem data ainda definida e, todos os dias, durante o Outubro Rosa, haverá coleta de CCO, sem que as mulheres precisem fazer agendamento prévio. Basta ir ao PSF.
No dia 09 de outubro, a programação especial será no Programa Saúde da Família (PSF) Serra Dourada. Durante todo o dia serão realizadas palestras com o objetivo de orientar as mulheres sobre os cânceres de mama e de colo do útero. Também haverá Roda de Conversa, distribuição de folders sobre o assunto e coffe break. O telefone de contato da unidade para mais informações é (65) 3617 14 64.
No dia 13 de outubro, duas unidades estarão com programações especiais, o Centro de Saúde Tijucal e o Programa de Saúde da Família (PSF) Jardim Industriário I e II.
No Centro de Saúde Tijucal, a programação terá início à 08 horas com Roda de Conversa, distribuição de folders e coffe break com frutas. O telefone de contato é o (65) 3617 1341.
O PSF Jardim Industriário I e II, terá a mesma programação: palestra, roda de conversa, coffe break e entrega de brindes. Nessa unidade, haverá coleta de CCO, diariamente, durante todo o período da campanha. O telefone de contato para outras informações é (65) 3617 1309 (PSF Jardim Industriário I) e (65) 3617 1308 (PSF Jardim Industriário II).
No dia 21 de outubro, o Centro de Saúde Campo Velho, telefone (65) 3617 1601, também estará realizando palestra, roda de conversa, distribuição de folders, entrega de lembranças e coffe break. A programação está prevista para ter início às 08h00. Nessa unidade de saúde, a ação será realizada em parceria com os acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade de Cuiabá.
As ações que integram a campanha na capital estão sendo coordenadas pelas diretorias de Atenção Básica e de Atenção Secundária da Secretaria de Saúde de Cuiabá.
Endereços
Centro de Saúde Pico do Amor - Rua Capitão Iporã, s/nº. Outras informações sobre a programação podem ser obtidas pelo telefone (65) 3617 1327.
Programa de Saúde da Família (PSF) Dr. Fábio Leite I e II - Rua Rondonópolis, Quadra 53, Lote 14, telefones para contato (65) 3649 2150 e (65) 3649 5725
Centro de Saúde do CPA III, Rua 39, Quadra 2
Programa Saúde da Família (PSF) Serra Dourada - Avenida Brasil, nº 1668, no bairro Ouro Fino
Centro de Saúde Tijucal, localizado na Avenida Espigão, s/nº, Setor IV
PSF Jardim Industriário I e II - Rua 20, Quadra 17, s/nº, no bairro Jardim Industriário I
Centro de Saúde Campo Velho - Rua Presidente Médici, nº 515