Mobilidade Urbana / Na estrada
13 de Fevereiro de 2015 19h13
Campanha de prevenção a acidentes e doenças sexualmente transmissíveis entra na terceira fase
A Prefeitura de Cuiabá deu início à terceira fase da campanha educativa de prevenção para diminuir acidentes de trânsito e reduzir os riscos de contágio por doenças sexualmente transmissíveis neste período de carnaval. Na tarde desta sexta-feira (13) a ação aconteceu no final da Avenida República do Líbano, próximo aos acessos às Rodovias MT-010 (saída para Acorizal e Norte do Estado) e MT-251(saída para Chapada dos Guimarães). Neste sábado (14) e domingo (15), as abordagens serão feitas no posto policial da Rodovia MT 251, nas proximidades trevo de acesso ao Lago do Manso.
A campanha tem como tema central ‘Bebida e direção’, dando ênfase à questão da Lei seca e o uso do cinto de segurança. Ela teve início na quarta-feira, no estacionamento do Tribunal de Contas, no Centro Político e Administrativo. No local os participantes da campanha encontraram-se com o prefeito Mauro Mendes que elogiou a forma como os trabalhos estavam sendo conduzidos. Na quinta-feira (12), durante o dia, foram feitas blitze educativas em frente à Prefeitura, e na Rua 13 de Junho, em frente à Secretaria de Mobilidade Urbana. No período noturno as blitze aconteceram nas Praças Popular e 8 de Abril ( nas proximidades do Choppão) e na Avenida Getúlio Vargas.
Estão participando da campanha as Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana e de Saúde. Como parceiros fazem parte da ação o Detran e Policia Militar , através da PRE e Batalhão de Trânsito. O secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, destacou a ação integrada entre os vários órgãos, reforçando a importância da campanha. “Não é apenas a entrega de panfletos ou kits de saúde, mas trabalhar na abordagem e estender o diálogo com os condutores. Eles também tem que ser nossos parceiros”, destacou o secretário Thiago França.
Na área de trânsito, estão sendo entregues abanadores, panfletos educativos enfatizando a importância do uso do cinto de segurança e folders educativos sobre o efeito do álcool e outras drogas no organismo, principalmente ao dirigir. O diretor de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, coronel Átila Wanderley Silva, que tem acompanhado as ações, disse que a campanha visa também melhorar a imagem dos agentes de trânsito ( Amarelinhos) junto à população. “Os agentes de trânsito têm que aparecer bem perante a sociedade. Ele está presente para protegê-lo e não apenas para multar”, frisou o coronel Átila.
A Coordenadoria de Doenças Sexualmente Transmissíveis DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde está distribuindo kits saúde, que contêm preservativos masculino e feminino, gel e folhetos educativos de como se prevenir e evitar o contágio. A secretaria estima distribuir cerca de 150 mil preservativos. Bertoni Gabriel Moraes da Silva, responsável pela Coordenadoria de Doenças Sexualmente Transmissíveis–DST-Aids, destacou a importância do trabalho ser feito em parceria com outros órgãos. “Fazendo trabalhos isolados os resultados das campanhas educativas junto à população são menores”, disse Bertoni Moraes Silva.