Saúde / HIPERDIA
19 de Novembro de 2015 11h50
Campanha de alerta à hipertensão arterial e diabetes prossegue em Cuiabá
A Campanha da Hiperdia prossegue nesta quinta-feira (19), na unidade de Saúde Terra Nova com palestras, atividades físicas, e uma serie de ações visando a Promoção à Saúde, Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial e à Diabetes e Saúde do Homem, lembrando o Novembro Azul.
Essas ações fazem parte da programação da Campanha que acontece até o dia 30/11, nas unidades que integram a rede básica de saúde de Cuiabá. O objetivo é sensibilizar usuários e familiares quanto à importância da prevenção, cuidados e constância nos tratamentos. Entre as atividades que estão sendo realizadas estão palestras de orientação e educação em saúde, identificação precoce dos casos, e encaminhamento dos usuários além da distribuição de medicamentos.
No dia 23, próxima segunda-feira, acontece o dia D Hiperdia da Unidade de Saúde da Família Serra Dourada (Regional Norte) e também do Dom Aquino (Regional Leste) e no dia 25, nos Centros de Saúde do Parque Cuiabá (Regional Sul) e CPA 3 (Regional Norte).
No Serra Dourada, as atividades serão realizadas na sede da Associação de Moradores do Bairro e na unidade de saúde.
Às 07h30 acontece a abertura das atividades, na Associação de Moradores com a presença da comunidade e equipe de saúde. Às 08h00 será realizada uma caminhada por ruas do bairro. Às 09h00, uma roda de conversa vai abordar aspectos da hipertensão arterial e diabetes com a participação da secretária-adjunta de Planejamento Operacional da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Dra. Iracema Maria Cardoso de Queiróz e alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade de Cuiabá (Unic).
No período da tarde, a partir das 13h00 horas, a equipe fará Aferição de Pressão Arterial, Vacinação, Avaliação risco Cardiovascular individual em dez pacientes hipertensos previamente agendados pelos agentes comunitários de Saúde, Dispensação de Medicamentos mensal/Novembro e Consulta Médica (08 consulta hipertensos previamente agendados pelas ACS).
De acordo com a responsável técnica pelo Programa Hiperdia, a nutricionista Cláudia Maria Ourives Figueiredo de Souza, as unidades básicas de saúde, já cumprem uma rotina de atividades que incluem reuniões mensais, ações educativas e preventivas, além do acompanhamento e monitoramento da hipertensão e do diabetes nos pacientes assistidos pelo Hiperdia.
“A realização da Campanha da Hiperdia visa alertar a população para que procure as unidades de saúde e busquem o atendimento, orientação e acompanhamento”, ressaltou.
Programação
As unidades de saúde localizadas nas Regionais Leste e Rural realizam atividades até o dia hoje (19) e as unidades de saúde localizadas nas Regionais Oeste, Sul e Norte, terão ações no período de 23 a 27/11.
A Unidade de Saúde da Família do Jardim Fortaleza (manhã) e do Santa Laura (à tarde), localizadas na Regional Sul, farão atividades no dia 30/11.
Também na sede da Secretaria Municipal de Saúde na próximas segundas-feiras, dias 23 e 30/11, serão realizadas atividades de educação em saúde voltadas para os servidores incluindo aferição de Pressão Arterial, mensuração de glicemia capilar “dextro” , Antropometria/Índice de Massa Corporal (IMC) e Avaliação Nutricional.