Notícias

Saúde / Regional Sul

14 de Setembro de 2015 09h27

Campanha contra a hanseníase e verminoses prossegue nas escolas da Regional Sul

MARIA BARBANT

Tchélo Figueiredo

Arquivo

As equipes da Secretaria de Saúde de Cuiabá prosseguem nesta segunda-feira (14), as ações que integram a campanha de prevenção a hanseníase e verminoses, nas escolas da rede pública de ensino localizadas na capital. As equipes estarão visitando as  escolas localizadas na Regional Sul.  

A campanha do governo federal em parceria com estados e municípios, é direcionada aos alunos na faixa etária dos 05 aos 14 anos, e vai até o dia 30 de outubro. A meta é atingir cerca de 70 mil alunos das 156 escolas da rede pública de ensino, municipais e estaduais,  localizadas em Cuiabá.

O técnico do programa de Combate à Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde, Cícero Fraga de Melo, explicou a campanha é focada na orientação e esclarecimentos sobre essas doenças e  no diagnóstico precoce e tratamento imediato.

“Além de orientarmos os alunos, durante a campanha estamos fazendo o tratamento coletivo das geo-helmintíases, por meio da administração de um antiparasitário (albendazol 400 mg), e realizando a busca ativa de casos de hanseníase”, explicou o técnico.

Para que os filhos recebam o antiparasitário, os pais tem que autorizar por meio do preenchimento de uma ficha. Já  em relação à hanseníase, os alunos levam pra casa uma ficha de auto-imagem, com um desenho esquemático do corpo humano (método do espelho), que deverá ser preenchida pelos pais ou responsáveis, marcando as lesões existentes na pele da criança e respondendo a um breve questionário.

Os alunos com lesões identificadas na pele serão encaminhados à rede básica de saúde para exame médico e confirmação ou exclusão do diagnóstico de hanseníase, sendo priorizado o atendimento conforme as respostas ao questionário

Em relação às verminoses, os casos positivos recebem tratamento. Segundo o técnico, nessa faixa etária as crianças têm maior risco de serem infectadas por parasitas  como o Ascaris lumbricóides (lombriga), o Ancilostomideos (amarelão) e o Trichuris trichiura (verme chicote).

Este é o terceiro ano que a campanha é realizada em todo o Brasil. Em 2014, em Mato Grosso, por meio da campanha, foram diagnosticados 80 casos de hanseníase nessa faixa etária, todos encaminhados para tratamento.

 Confira as escolas em que a campanha está sendo realizada nesta segunda-feira (14):

 Escola Municipal de Ensino Básico Irmã Maria Betty  - Bairro Novo Mato Grosso

Escola Municipal de Ensino Básico 08 de Abril – Bairro Carumbé 

Escola Municipal de Ensino Básico Dejani Ribeiro – Bairro Jardim Vitória

Escola Municipal de Ensino Básico Maria Lucila – Bairro Jardim Ubirajara

Escola Municipal de Ensino Bária Eugênia Pereira Melo – Bairro Vista Alegre

Escola Municipal de Ensino Básico Moacyr Gratidiano – Bairro Parque Ohara

Escola Municipal de Ensino Básico Luiza Prado – Bairro Osmar Cabral

Escola Municipal de Ensino Básico Constança Bem Bem – Bairro Jardim Fortaleza