Notícias

Saúde / Prevenção

21 de Março de 2015 13h35

Campanha busca diminuir casos de tuberculose em Cuiabá

ADEMAR ANDREOLA

Michel Alvim

Arquivo

 

 A Prefeitura de Cuiabá realizou durante toda a manhã deste sábado (21), na Praça Alencastro várias atividades o dia Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que é lembrado em 24 de março. As ações prosseguem até a próxima sexta-feira (27) em vários bairros e instituições. O tema da campanha este ano é ‘Juntos pelo fim da tuberculose’.  

Durante o evento foram feitas aferições de pressão arterial, triagem, realização de Dextro e check list. Cerca de 20 pessoas que estiveram fazendo exame e que apontavam sinais da tuberculose, como tosse constante e emagrecimento, foram orientados a procurar a Unidade Básica de Saúde em seu bairro já na próxima segunda-feira.

 Foram ainda promovidas ações educativas para informar à população sobre os sintomas, diagnósticos e tratamento. Pessoas que passaram pela praça receberam também panfletos explicativos sobre a doença.

O aposentado Waldir Luz, de 76 anos, foi um dos que procuraram atendimento na Praça Alencastro. Ele não apresenta sintomas da doença. “É mais por precaução que por preocupação. Na idade que tenho é preciso se cuidar e não pode perder uma oportunidade dessas”, disse ele após aferir a pressão e fazer exame de glicemia que não apresentaram problemas.

Segundo Aline Leal Soares, responsável técnica do Programa de Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde, é importante fazer esse tipo de campanha para orientar a população sobre os riscos de contrair a tuberculose e a forma de curá-la.

”A questão é grave, pois a tuberculose está se alstrando e Cuiabá é a primeira capital do Brasil em casos notificados da doença”, disse Aline Leal  em tom de preocupação.

 Atualmente existem 837 pacientes em tratamento na capital mato-grossense. Eles foram notificados de 2014 até agora. Em Mato Grosso o índice de infectados pela doença chega a 43,7 pessoas por mil habitantes

 O número total de atendimentos realizado na Praça Alencastro será divulgado na segunda-feira pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na próxima semana serão realizadas palestras, atualização e treinamentos em vários locais. Na segunda-feira (23), as 9 horas, será realizada uma palestra no auditório da OAB.

Na terça-feira (24), Dia Mundial de Combate a Tuberculose, acontece uma atualização para profissionais que trabalham direta ou indiretamente com a doença. Pela manhã a atualização será para médicos e enfermeiros. No período da tarde ela será destinada a agentes penitenciários, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Já na quarta (25) e quinta-feira (26), nos períodos matutinos e vespertino, acontecem palestras promovidas pelas 4 administrações regionais nos bairros onde foram detectados os  maiores focos da doença. O último evento da campanha de combate a tuberculose acontece na sexta-feira ( 27), com palestras nas unidades de saúde da zona rural de Cuiabá.

A ação coordenada pela secretaria Municipal de Saúde contou com a participação de estudantes de enfermagem do Cetem e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde. Enquanto aguardavam o atendimento, as pessoas que foram a praça puderam assistir a demonstrações artísticas feitas por alunos da Escola José leite de Morais, do bairro Cristo Rei, de Várzea Grande.

  SINTOMAS

 Os principais sintomas da tuberculose são tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre ao entardecer, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar um Posto de Saúde o mais rápido possível, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente.