Notícias

Mobilidade Urbana / Semana Nacional do Trânsito

26 de Setembro de 2016 10h58

Caminhada pela paz no trânsito reúne mais de 200 pessoas

LUCIANA SOUZA

Michel Alvim

Arquivo

Mais de 200 pessoas percorreram as principais ruas do bairro Goiabeiras, em Cuiabá, durante a ‘Caminhada Pela Paz no Trânsito’, realizada na manhã de sábado (24). A ação foi promovida numa parceria entre Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) e a Escola Estadual Gustavo Kulmann. A parceria envolve os projetos de educação para o trânsito desenvolvidos nas escolas na capital. O evento integra as atividades da Semana Nacional do Trânsito.

Com cartazes, alunos, professores e pais, levaram a mensagem de conscientização sobre as boas práticas no trânsito. Eles chamaram atenção para as imprudências, sendo ela a principal causadora de mortes no trânsito.

“Hoje é um dia escolhido para refletimos sobre as vidas que já perdemos em acidentes de trânsito. E fazer dessa reflexão um ato contínuo, pois precisamos dessa conscientização para termos um trânsito mais seguro”, disse o coordenador de Educação para o Trânsito da Semob, Jadyr  Lima de Moraes, que desenvolve o Projeto “      Agentes Mirins” nas escolas da capital.

Durante o trajeto, o grupo fez 9 paradas, onde foram lembradas as vítimas de acidentes de trânsito (pedestres, ciclistas, motoristas motociclistas). Nesses pontos, eles pediram a paz no trânsito, com mais respeito à vida, entoaram canções que falam de educação para o trânsito e mostraram que se cada um seguir as regras de  boas condutas, a paz virá como consequência.

“Muitas vezes, na correria do dia a dia, não paramos para prestar atenção nessa problemática, que já se tornou caso de saúde pública. A inserção do assunto nas escolas, é um passo muito importante, pois assim tratamos a situação a partir da raiz. A estrutura  de formação já começa nos primeiros passos das crianças. E o que observamos, é que eles não só aprendem, como levam o conhecimento adiante, para colegas, pais. Esse é o objetivo”, observou Jadyr.

A coordenadora pedagógica da Escola Gustavo Kulmann, Lia Magda Kleim, observou que as atividades têm levado muitos benefícios para a comunidade através dos alunos.  “Tem auxiliado desde a formação de alunos mais críticos, que priorizam a vida, que reconhecem a importância do trânsito e a figura do pedestre, até na diminuição da estatísticas onde  aponta que por dia seis crianças morrem e 51 ficam feridas em acidentes de trânsito. Nossos alunos têm se tornando em agentes multiplicadores para um trânsito mais seguro,” analisou.