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Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

01 de Junho de 2012 15h57

Caminhada contra exploração de mão de obra infantil reunirá mais de mil pessoas

Patrícia Neves (65) 3645-6810


O dia 12 de junho, data reconhecida internacionalmente como um marco na luta contra a exploração no trabalho de crianças e adolescentes, contará com diversas atividades em Cuiabá. As ações, construídas coletivamente entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Mato Grosso (Fepet), Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Ministério Público Estadual, e outras entidades parceiras, terão início às 7h30 na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
 

Crianças e adolescentes atendidos pelo Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti) das cidades de Cuiabá, Poconé e Várzea Grande, irão participar de uma grande caminhada de mobilização sobre o tema. Na sequência, serão realizadas atividades culturais. Mais de 1,1 mil crianças e adolescentes estarão presentes. A mobilização tem como proposta o envolvimento da sociedade na luta para romper paradigmas históricos de perpetuação da exploração infantil no mercado de trabalho. Cabe à Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano toda a organização cultural do evento. 

O encerramento das atividades será realizado com a grafitagem de oito painéis (com os símbolos da luta contra as piores formas de trabalho infantil). Os painéis, batizados como “marcos legais”, serão entregues às personalidades que estão engajadas na mobilização e sensibilização quanto ao problema. 

A arte contemporânea da grafitagem – nascida com o intento de expressar protesto em espaços alternativos e de acesso fácil ao público – foi escolhida para representar os marcos legais, por ser considerada de fácil assimilação e por remeter a reflexão imediata sobre a imagem exposta, possibilitando a sensibilização imediata e, consequente, mudança comportamental e cultural diante da questão.