Notícias

Governo / EXERCÍCIO DE 2018

28 de Dezembro de 2020 17h56

Câmara Municipal confirma parecer do TCE e aprova contas de governo da Prefeitura de Cuiabá

BRUNO VICENTE

Davi Valle

Arquivo

As contas anuais de governo da Prefeitura de Cuiabá, referente ao exercício de 2018, foram aprovadas pela Câmara Municipal. A votação ocorreu na tarde desta segunda-feira (28), em sessão extraordinária realizada de forma virtual, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Durante o ato, o balancete do Executivo recebeu 17 votos favoráveis, uma ausência e apenas seis contras.

“É um resultado que comprova que estamos no caminho certo. Diferente do que alguns mal-intencionados tentam propagar, Cuiabá está com suas contas bem cuidadas. Desde o primeiro dia de mandato, prezamos pelo zelo no trato dos recursos públicos e isso tem sido respaldado a cada análise feita pelos órgãos de controle e fiscalização”, celebra o prefeito Emanuel Pinheiro.

O resultado confirma o parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), em julho deste ano, também favorável à aprovação. Na oportunidade, o voto da conselheira Jaqueline Jacobsen, foi seguido por unanimidade pelo pleno do Tribunal. Segundo ela, a Prefeitura obedeceu aos limites constitucionais em relação aos investimentos nas áreas de Saúde, Educação e Fundeb, de gastos com pessoal e de repasses ao Poder Legislativo.

Em seu voto, a conselheira destacou ainda o superávit na execução orçamentária do Município. De acordo com ela, ao comparar os recursos relativos às receitas arrecadadas com as despesas realizadas durante o período analisado, é possível notar um saldo positivo no valor de R$ 8,8 milhões.  

“Temos um compromisso com o fortalecimento das ferramentas de controle interno, externo e social. Isso promove uma maior transparência na administração pública e permite um acompanhamento minucioso de cada centavo aplicado. No fim, o maior beneficiado é sempre a população, que conta com melhorias na saúde, educação, infraestrutura, lazer e em diversas outras áreas fundamentais para o desenvolvimento da cidade”, pontua Pinheiro.