Cultura, Esporte e Lazer /
26 de Março de 2012 14h32
Cadastramento para Conselho Municipal de Cultura de Cuiabá termina neste dia 27 de março
A Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, encerra nesta terça-feira (27-03), o cadastramento para os novos conselheiros representantes da classe artística e de entidades culturais de Cuiabá, que irão apreciar, aprovar e acompanhar a execução do Plano Municipal de Cultura para o biênio abril/2012 a abril/2014.
Para este ano, o recurso disponível pelo município para investimento em cultura é R$ 1.300.000,00 (um milhão e trezentos mil reais) destinado à realização de projetos das áreas de música; artes cênicas (teatro, circo e dança); audiovisual (cinema, vídeo e multimídia); artes visuais (artes plásticas, artes gráficas e fotografia); literatura e artesanato.
A Assembléia Geral para Eleição dos Conselheiros Representantes dos Produtores Culturais e Artistas será realizada, após 30 dias do encerramento do cadastro, na sede da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá, situado na Rua Barão de Melgaço, nº 3667, Bairro Centro, CEP 78005-300, Cuiabá/MT. A Comissão Eleitoral presidirá a Assembléia dos Produtores Culturais e Artistas. A Comissão Eleitoral divulgará na Internet, no endereço eletrônico http://www.cultura.mt.gov.br a realização da Assembléia Geral.
Na última sexta-feira (23-03), a Secretaria Municipal de Cultura ministrou um curso de prestação de contas, aplicação de recursos e apresentação da nova lei Municipal de Incentivo a Cultura, no auditório da Secretaria de Educação, no bairro Bandeirantes, para os produtores culturais que apresentarão projetos na SMC em 2012.
Segundo o Secretário Municipal de Cultura, Luiz Poção, este ano, a nova lei de Incentivo a Cultura como também a eleição para os novos Conselheiros está sendo realizada as claras. “Diferente dos anos anteriores, em 2012 o montante destinado a Cultura será aplicado em sua totalidade. Mudamos a Lei de Incentivo a Cultura, hoje a Lei Nº 273, de 05 de dezembro de 2011, que beneficia todos os segmentos da área cultural, fizemos questão de ministrar um curso para que todos os produtores Culturais, possam prestar conta junto a Prefeitura de Cuiabá e saber aplicar este recurso”, destaca o secretário.
Primordialmente, o Fundo Municipal de Cultura (FMC) tem como objetivo fomentar a produção artístico-cultural, custeando total ou parcialmente projetos culturais. “Queremos mostrar que a cultura, mais do que nunca, vai resgatar valores e gerar renda, pois a cultura é sim meio de vida”, afirmou o secretário.