Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /
27 de Dezembro de 2012 12h05
Brinquedotecas dos CRAS serão reestruturadas em Cuiabá
O Serviço de Fortalecimento de Vínculos e Convivência Familiar, destinado ao atendimento de crianças de zero a seis anos, será potencializado em 2013 com a reestruturação das brinquedotecas instaladas nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS). As unidades são administradas pela Coordenadoria de Proteção Social Básica, da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá.
Na prática, esse serviço possibilita atuar preventivamente contra a segregação das famílias já que oportuniza as mães/responsáveis que participam das atividades nos CRAS levarem seus filhos menores para o local. Enquanto elas participam dos cursos gratuitos (que possibilitam a ampliação da renda familiar) as crianças ficam nas brinquedotecas devidamente monitoradas por equipes que atuam no desenvolvimento das potencialidades das crianças, considerando as especificidades de sua faixa etária.
A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá já determinou a aquisição de todo material necessário para o reequipamento das unidades.
“Hoje, em cinco CRAS, os mais antigos como o Araçá, Planalto, Pedra 90, Tijucal, Jardim União, já disponibilizamos um espaço e há disponibilidade dos brinquedos. Nas demais unidades também existe a oferta dos serviços, mas queremos otimizar a prestação dos serviços com um espaço mais preparado, com mais possibilidades de jogos e oferta de brinquedos”, pontua a responsável pelos CRAS, Cirlei Fernandes, que atua junto à Coordenadoria de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social.