Educação / Parceria
28 de Abril de 2015 10h15
Bibliotecas Saber com Sabor recebem doação de livros do Ministério Público de Contas
Pelo menos 500 exemplares, entre livros didáticos, literatura e das áreas de medicina e direito, foram doados pelo Ministério Público de Contas de Mato Grosso às Bibliotecas Saber com Sabor, da Prefeitura de Cuiabá. A entrega dos livros foi realizada na tarde desta segunda-feira (27) em uma solenidade realizada na sede do Tribunal de Contas do Estado.
A iniciativa faz parte do Projeto Página Viva, uma campanha promovida pelo órgão para estimular o desenvolvimento da cultura socioambiental dos servidores da instituição.
Conforme destacou o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Gustavo Coelho Deschamps, o projeto para arrecadação e doação de livros está previsto no planejamento estratégico do órgão. “O Ministério Público de Contas tem um quadro de procuradores e de técnicos que passaram grande parte de suas vidas estudando, se dedicando ao conhecimento, e é natural que todos tenham um grande acervo de livros, que hoje talvez não estejam sendo utilizados, mas que podem servir para outras pessoas adquirirem conhecimento também”, observou o procurador.
Segundo o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, o incentivo à leitura é uma forma de proporcionar à criança a inclusão social e um futuro cheio de oportunidades. “A Secretaria Municipal de Educação promove várias ações para garantir a essas crianças o acesso ao mundo da leitura e parcerias como essa só vem agregar e contribuir para que essas ações sejam mais eficazes”.
A diretora de Ensino da Secretaria, Vanilda Mendes, ressaltou que esse tipo de iniciativa é muito importante para as bibliotecas, pois vai ajudar a manter o acervo, proporcionando aos leitores o acesso a variados livros, entre eles obras importantes e de alto valor aquisitivo.
“O incentivo à leitura deve começar desde cedo. Em nossas unidades, por exemplo, essa ação é realizada com as crianças ainda do berçário, inclusive nossos profissionais recebem qualificação para trabalharem a leitura com todas as fases da educação infantil até o ensino fundamental”, disse Vanilda Mendes.
Obras como “A Força do falar no dizer cuiabano”, de Moisés Martins, e “A vida dos grandes brasileiros”, de machado de Assis, estão entre os exemplares doados.
“É muito gratificante para nós, que trabalhamos diretamente com as bibliotecas, ver a emoção e o olhar curioso de uma criança quando ela abre um livro. E ações como essa incentivam e enriquecem ainda mais o nosso trabalho”, disse a coordenadora das bibliotecas Saber com Sabor, Edvair Alves.