Notícias

Educação / Cuiabá 296 anos

10 de Abril de 2015 17h43

Bibliotecas Saber com Sabor realizam atividades em comemoração ao aniversário

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Em comemoração ao aniversário de 296 anos de Cuiabá, a Secretaria Municipal de Educação preparou uma programação especial de incentivo à leitura. Várias atividades foram realizadas esta semana nas bibliotecas Saber com Sabor e em praças públicas da capital, entre elas exposição de livros, contação de histórias, palestras, doações e a realização do projeto “Livro Esquecido em Cuiabá”. 

“O incentivo à leitura é uma das ações mais importantes que podemos proporcionar a nossa população e com essas atividades estamos estimulando o acesso dessas pessoas ao mundo dos livros” disse o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo.

O evento de exposição de livros, contação de histórias e palestras envolveu 700 alunos de escolas da rede municipal, que participaram das atividades nas sete bibliotecas espalhadas pelas quatro regiões de Cuiabá.

Ainda dentro da programação, o projeto Livro Esquecido em Cuiabá foi outra atividade que chamou bastante a atenção da população. O projeto visa deixar um livro em um banco de praça ou num ponto de ônibus para que alguma pessoa possa encontrá-lo. 

Os livros foram “esquecidos” nas praças Clóvis Cardoso, Santos Dumond, Oito de Abril, Popular, da República, Ipiranga, Alencastro, no bairro Pedra 90, pontos de ônibus e no parque Mãe Bonifácia.

Durante toda a semana foram doados à população aproximadamente 1.500 exemplares, entre livros de geografia, história, cultura e turismo de Mato Grosso, além de revistas, gibis e folhetos educativos.

Segundo a coordenadora das Bibliotecas Saber com Sabor, Edvair Alves, a proposta do projeto Livro Esquecido é proporcionar a quem o encontrou momento de cultura e lazer. “O projeto funciona como uma espécie de cadeia em favor do acesso à leitura. Após a pessoa ler o livro ela também pode esquecê-lo em algum lugar, para que outra pessoa também possa encontrá-lo e desfrutar do mesmo prazer”, disse Edvair Alves. 

A coordenadora explica que boa parte dos livros disponibilizados para o projeto é proveniente de doações feitas às bibliotecas Saber com Sabor. Dentro do livro tem um bilhete, explicando o que é o projeto e qual a proposta dele.