Notícias

Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / COMPROMISSO

21 de Agosto de 2023 09h01

Bem-Estar Animal contabilizou mais de 1,2 mil atendimentos em sete meses

ELIANA BESS

Emanoele Daiane

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), já realizou 1.229 atendimentos a animais de janeiro a julho deste ano. Esses atendimentos incluem castração, doação, resgate, abandono, atendimento clínico, cirúrgico, translado, carona solidária e denúncias. No mesmo período do ano passado, foram 1.208 atendimentos. E no ano correspondente, foram realizados 1.982 atendimentos.

Dentre as medidas tomadas, a castração é apontada como um mecanismo eficaz para evitar a reprodução desordenada das espécies.

"A Prefeitura mantém parcerias com mais de dez organizações, além dos atendimentos relacionados aos animais resgatados pelas instituições. Também oferecemos o serviço de 'carona solidária', mas estima-se que mais de 15 mil animais estejam nas ruas", revelou Andrea de Melo, Secretária Adjunta de Bem-Estar Animal.

Além das ONGs, os serviços prestados pela clínica são oferecidos aos munícipes com renda de até um salário mínimo, bem como protetores e cuidadores independentes.

De acordo com Andrea, a Secretaria está buscando ampliar as parcerias para fortalecer a causa animal. A orientação é que as ONGs, protetores e cuidadores de animais que necessitam dos serviços da clínica mantenham seus cadastros atualizados junto à Secretaria de Bem-Estar Animal. Além disso,

As ações para prevenir o mau tratamento de animais são realizadas periodicamente e contam com canais para denúncias e solicitação de resgate de animais abandonados. A castração dos animais é uma alternativa para evitar a proliferação descontrolada de cães e gatos, o que agravaria ainda mais a situação de abandono.

"Temos muitos planos, inclusive a criação de representantes nos bairros para nos auxiliar na fiscalização, divulgação de informações e prevenção do mau tratamento. É fundamental que mais pessoas se juntem a nós nesse objetivo", afirmou Andrea.

Para entrar em contato com a Secretaria de Bem-Estar Animal, é possível ligar para o número 0800 647-7755 ou enviar mensagem via WhatsApp para (65) 99207-4318.