Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

16 de Abril de 2012 09h20

Beleza na Praça transforma vida de moradoras do Coxipó do Ouro

Patrícia Neves-3645-6810

“Maravilhoso. Fiz curso de moda e estilo, maquiagem, aprendi a desfilar, participei de palestra, vivi uma verdadeira transformação”. A frase de Lurdes Elisabeth Santos, 35 anos, sintetiza o Projeto “Beleza na Praça”, realizado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) durante a segunda edição do Projeto Valorizando Vidas no Seu Bairro, realizado no último sábado (14-04), no Distrito de Coxipó do Ouro.

Além de proporcionar à comunidade uma série de atendimentos, a SMASDH ainda promove um grande ato de estímulo para as mulheres da região, por meio do “Beleza na Praça”. Dez mulheres foram escolhidas que, ao término da edição do Valorizando Vidas no Seu Bairro, participaram de um grande desfile em homenagem a todas as mulheres guerreiras que ali residem.

Lurdes, mãe de três crianças, é moradora da comunidade Terra Santa, a 18 quilômetros da sede do Distrito, mas nem mesmo a distância a impediu de frequentar assiduamente as aulas. “Quando a gente quer, tem de correr atrás. Ganhei muito mais do que as vestimentas. Melhorei minha auto-estima”, comemorou Lurdes.

A produtora visual Eneida Machado é uma das parcerias da SMASDH para a concretização de sonhos.  “Acho toda a ação muito boa para a comunidade”.

Outra participante do projeto, Erenice Maria de Arruda, de 37 anos, avalia que o Beleza na Praça promove a união entre as moradoras. “A vida da gente é tão corrida que nem temos tempo de parar de conversar, trocar ideias, e isso acontece durante o projeto”, disse. Sobre o projeto “Valorizando Vidas” ela pontua. “É muito bom para a comunidade. Muitas vezes, pela distância, ficamos longe dos serviços. Gostei muito da proposta”, conta. Erenice é moradora da comunidade do Distrito do Coxipó do Ouro há dez anos.

O desfile da segunda edição do “Beleza na Praça” foi bastante aguardado pela comunidade. As dez participantes realizaram duas apresentações e agradaram muito os presentes. Aplausos e gritos de contentamento deram o tom da apresentação. Cada uma das participantes, ao encerramento do projeto, levou para o palco um cartaz com suas respectivas fotos antes da produção visual.