Notícias

Educação / PREMIADA

19 de Outubro de 2018 17h00

Banda marcial de escola da rede municipal leva primeiro lugar em várias categorias da 4ª Copa Nacional do Pantanal

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

A Banda Marcial da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Prof. Ranulpho Paes de Barros foi premiada durante a 4º Copa Nacional do Pantanal de Bandas e Fanfarras, realizada em Cuiabá entre os dias 14 e 15 de outubro, no ginásio do Complexo Esportivo Dom Aquino. O grupo ficou com os títulos de 1º lugar nas categorias Geral Sopros, Corpo Musical, Pavilhão e Baliza e com o segundo lugar nas categorias Corpo Coreográfico e Regente.

A banda é composta por 70 jovens de 07 a 17 anos de idade, estudantes da escola, da comunidade, e também das EMEB’s Maria Eunice e Tancredo de Almeida Neves. Os jovens participam do Projeto Interdisciplinar de Arte, o Prinart, desenvolvido com o objetivo de utilizar a arte para incentivar o estudo e a permanência na escola, além de fomentar novos talentos.

A banda marcial foi formada em 2011 com o objetivo de oportunizar aos jovens do bairro Santa Izabel a participação em uma atividade que daria a eles a chance de aprender novos valores, objetivos e perspectivas, numa realidade totalmente adversa com altos índices de criminalidade e delinquência juvenil.

“A ideia do projeto é utilizar a música como instrumento de educação e socialização, aproveitando o tempo ocioso dos jovens para a prática instrumental, possibilitando o desenvolvimento intelectual e cultural de forma criativa, com base nos pressupostos de transformação, autonomia e dialogicidade”, explicou o coordenador geral da banda, regente e professor de teoria musical e instrumentos de sopro, maestro Francisval Costa.

Segundo Francisval o trabalho começou de forma tímida, com poucos alunos que não tinham ideia da dimensão das propostas que viriam e fariam o grupo se tornar a grande banda que é hoje. No início, a escola começou a adquirir aos poucos, alguns instrumentos usados, outros foram emprestados para ensinar os alunos.

Hoje a banda marcial participa de grandes eventos e concursos e tem se destacado como uma das melhores do estado e fora dele, sendo premiada no Concurso de Bandas e Fanfarras da Cidade de Guarujá (SP) em 2012, São Luiz (MA) em 2013, Sorriso (MT) também em 2013, 2015, 2016 e 2017 e em Cuiabá, de 2012 a 2016.

Entre os eventos que participa estão desfiles cívicos de 7 de setembro e abertura de grandes eventos municipais e Estadual nas cidades de Tangará da Serra, Campo Verde, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Distrito de Nossa Senhora da Guia, Primavera do Leste, Sorriso, Jaciara e 
Cuiabá.

Além do maestro, também participam voluntariamente da formação dos alunos os professores de percussão, Lucas Michel, a professora de coreografia Maria Grasiella e a professora de baliza, Emily Canabarro.

 

O evento

A 4º Copa Nacional do Pantanal de Bandas e Fanfarras contou com a participação de 85 grupos inscritos de Mato Grosso, e dos estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso do Sul.

O evento foi criado para incentivar a cultura musical entre os jovens e como um espaço de intercâmbio estudantil entre os alunos da rede pública e privada. O evento é realizado pela Sociedade Musical Mestre Inácio.

A 4ª Copa Nacional do Pantanal de Bandas e Fanfarras tem apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá.