Notícias

Mulher / CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL

18 de Dezembro de 2024 14h51

Projeto 'Banco Vermelho' em Cuiabá é o único no país a contar com mais de uma unidade; a iniciativa fortalece o combate à violência contra mulher e ao feminicídio

RUAN CUNHA

Emanoele Daiane

Arquivo

A iniciativa do Banco Vermelho em Cuiabá alcançou um marco significativo com a instalação da oitava unidade, entregue nesta segunda-feira (16) no Fórum da Comarca da Capital. A ação foi realizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher.

Os bancos já estão presentes em locais estratégicos, como o Shopping Pantanal, Parque das Águas, Praça Alencastro, Orla do Porto 2, Praça 8 de Abril (Choppão), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Shopping Estação e o Fórum de Cuiabá.

“Entendemos que, sendo Cuiabá a capital de um estado com índices alarmantes de violência contra a mulher, era fundamental ampliarmos o alcance dessa iniciativa para que mais pessoas tenham acesso à informação”, destacou Elis Prates, secretária adjunta da Mulher.

As peças, confeccionadas em madeira reforçada com mais de quatro metros de comprimento e pintadas na cor vermelha, exibem frases de impacto contra a violência de gênero. Além disso, um QR code permite o acesso direto ao texto completo da Lei Maria da Penha, reforçando o caráter educativo da campanha.

Complementando o projeto, 30 placas de sinalização na cor vermelha foram instaladas em pontos estratégicos da cidade. As placas, no formato de “Pare”, simbolizam a urgência de interromper a violência contra as mulheres.

O Banco Vermelho, idealizado pelo Instituto Banco Vermelho, com sede em Recife, foi adotado pela Prefeitura de Cuiabá e instalado pela Secretaria Municipal da Mulher. A iniciativa está presente em 12 estados brasileiros, sendo Mato Grosso o único com mais de uma unidade instalada.

“Aproximadamente 1.800 pessoas circulam mensalmente por esses espaços. É nosso papel institucional nos engajarmos em campanhas voltadas à sociedade civil, pois fazemos parte de uma sociedade democrática e igualitária. Precisamos trazer à tona questões muitas vezes consideradas tabus, mas que são fundamentais para promover mudanças”, afirmou Hanae Yamamura de Oliveira, juíza titular da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

“A instalação de mais uma unidade do Banco Vermelho em Cuiabá é um símbolo do compromisso coletivo no enfrentamento à violência de gênero. Por meio da Secretaria Municipal da Mulher, estamos ampliando ações de conscientização e criando espaços que promovem o diálogo e a educação sobre esse tema tão urgente”, destacou a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.