Saúde / ALERTA
31 de Julho de 2017 18h03
Baixa umidade do ar em Cuiabá exige cuidados com a saúde
A umidade relativa do ar está baixa em Cuiabá. O motivo é a intensificação da massa de ar seco que atua no Estado nos últimos dias. Sobretudo, os índices previstos para esta semana, especialmente no período da tarde, devem ficar em torno de 20% em algumas cidades, conforme o CPTEC/INPE. O resultado é uma série de complicações à saúde, principalmente respiratórias, que impactam diretamente no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para se ter uma ideia, o médico de família e comunidade, Fernando Antônio Santos e Silva, da Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no bairro Praieiro, observou que, neste período, a demanda de pacientes com resfriados, gripes, asma, crises de bronco espasmos, varicela e conjuntivite aumentam em até 80% em sua unidade. “Por isso é importante tomar alguns cuidados básicos, como lavar as mãos e umidificar o ambiente”.
Algo bastante comum, neste período, é o sangramento nasal. Isso acontece devido ao ressecamento na mucosa - o revestimento interno do nariz - causa rupturas que, por sua vez, levam ao sangramento nasal. Por isso a recomendação é ingerir bastante água (2l/dia), utilizar umidificador de ar, balde de água ou toalha molhada no ambiente, permanecer em locais protegidos do sol, evitar aglomerações em locais fechados e hidratar nariz e olhos com soro fisiológico. Também não é recomendado fazer exercícios físicos entre 11h e 15h.
Leia mais sobre o assunto:
Defesa Civil de Cuiabá orienta população durante o período de baixa umidade relativa do ar