Notícias

/

08 de Setembro de 2010 15h19

Bairros Altos da Serra e Doutor Fábio já estão sendo abastecidos com água da ETA Tijucal

Rosane Brandão-Assessoria/Sanecap

Os bairros Altos da Serra e Doutor Fábio, região Norte de Cuiabá, já foram interligados ao sistema de água da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Tijucal. Desde o mês passado a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) está nos dois bairros com os trabalhos de testes e ajustes na rede para identificar possíveis problemas, como vazamentos por causa da pressão da água.

O diretor técnico da Sanecap, engenheiro Álvaro Luiz Gonçalves, explica que uma linha de adutora de 7,5 mil metros de extensão, foi construída para ligar a ETA Tijucal ao reservatório do Altos da Serra, que vai abastecer vários bairros daquela região. Atualmente esses bairros são abastecidos com água provenientes de poços artesianos, que segundo técnicos da Sanecap não suportam a grande demanda nesta época do ano em que não ocorrem chuvas. Estes poços posteriormente serão desativados.

No bairro Altos da Serra, segundo Gonçalves, existem dois reservatórios, um com capacidade para 1 milhão de litros de água e outro para 5,5 milhões de litros (este em fase de conclusão), que juntos vão abastecer os bairros  1º de Março I e II, Altos da Glória, Três Barras, Doutor Fábio Leite I e II, Jardim Umuarama, Nova Conquista, Aroeira e Altos da Serra I e II, beneficiando mais de 50 mil pessoas.

Conforme informou Álvaro Gonçalves, a Sanecap está avançando com os serviços para atender nos próximos dias os bairros Três Barras e 1º de Março. “Até o final de semana pretendemos finalizar os trabalhos nesses dois bairros para que possam receber água da ETA Tijucal e assim sanar o problema da falta de água naquela região”, ressaltou o engenheiro, acrescentando que a equipe está fazendo manutenção em algumas interligações de redes para voltar o sistema de malha de tubulações estabelecidos no projeto original do entorno do CPA e assim facilitar que a água chegue a todas as partes dos bairros, principalmente nas mais altas.