Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Atendimento
30 de Março de 2016 14h56
Bairro Osmar Cabral recebe unidade do Centro de Referência de Assistência Social
A Prefeitura de Cuiabá implantou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para atender no bairro Osmar Cabral. O centro já existia no bairro Jardim Imperial e foi transferido para o Osmar Cabral devido ao grande número de pessoas com o perfil da assistência social residente na região, que passam a ser atendidas no novo local.
De acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, a mudança foi pensada para oferecer um melhor atendimento às famílias da região Sul de Cuiabá.
“Com a construção de novos equipamentos do Minha Casa Minha Vida no bairro Osmar Cabral, para onde irão se mudar mais de 5 mil pessoas, a demanda da Assistência Social vai aumentar e precisamos estar mais próximos da população", disse o secretário.
O Centro de Referência presta serviços continuados de Proteção Social Básica voltados às famílias em situação de vulnerabilidade e em risco social decorrente da pobreza e da falta de acesso aos serviços públicos. Atualmente, Cuiabá possui 13 unidades dos Centros de Referência.
Com a mudança, as famílias da região do Osmar Cabral, que eram atendidas no bairro Tijucal, agora poderão procurar o novo centro de referência, localizado na Rua Domingas Alves da Costa, Quadra 5, Casa 99, próximo à base comunitária da Polícia Militar.
Deve fazer parte da área de abrangência do novo centro de referência os bairros Osmar Cabral, Colina Verde, Manduri, Liberdade, Novo Milênio, Santa Laura I, II e II, Jardim Fortaleza, São João Del Rei, Vila Nova, Residencial Brasil 21, Parque Mariana, Residencial Francisca Borba e Residencial Nico Baracat I, II e III.
Todas essas alterações ainda serão remetidas à aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social. “A demanda já estava grande para as unidades da região do Tijucal. E como a demanda do Imperial poderia ser remanejada para outras unidades sem prejuízo à população, considerando ainda que os bairros de sua abrangência possuem um público menor, fizemos essa mudança”, explicou a coordenadora da Proteção Social Básica Assistência Social, Sônia Zanella.
Apesar da mudança, os moradores dos bairros de abrangência do Jardim Imperial não ficarão desassistidos. Eles poderão procurar as unidades dos centros de referência dos bairros Tijucal e Pedregal.
A lista completa com os telefones e endereços dos centros de referências do município pode ser conferida aqui.