/
13 de Setembro de 2010 09h00
Bairro 1º de Março começa a ser abastecido com água da ETA Tijucal
Após 20 anos de sofrimento por causa dos problemas de falta de água, principalmente na época de estiagem, os moradores do bairro 1º de Março, região Norte de Cuiabá, começam a conviver com uma nova realidade. Isso devido ao sistema de distribuição de água da Estação de Tratamento (ETA) do Tijucal, que foi interligado ao bairro na última sexta-feira (10-09) pela Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap).
O diretor técnico da Sanecap, engenheiro Álvaro Luiz Gonçalves, explica que o reservatório de água do 1º de Março tem capacidade para 500 mil litros de água, quantidade suficiente para atender todo o bairro. “Tivemos muitos entraves no caminho, durante a execução dessa obra, mas com o empenho e dedicação de toda equipe da Sanecap conseguimos concluí-la e hoje realizar este momento tão esperado pelos moradores”, disse o engenheiro.
A distribuição de água tratada da ETA Tijucal no bairro, segundo Gonçalves, está sendo feita desde sexta-feira (10-09) por meio de adutoras que foram instaladas ao longo do caminho para ligar os dois sistemas. “Estamos fazendo o bombeamento da água com o equipamento de pressurização antigo, que era equivalente a quantidade de água distribuída. Mas como hoje a quantidade de água distribuída aumentou substancialmente para atender de forma regular toda a população, a partir de segunda-feira (13) a nossa equipe estará aqui para substituir o equipamento e potencializar a capacidade de bombeamento para definitivamente extinguir o sistema de algumas horas de funcionamento para os setores do bairro”.
Conforme informou o diretor técnico, a pretensão da Sanecap é fazer o abastecimento conjuntamente em todos os setores do bairro, ou seja, abastecer todas as residências ao mesmo tempo sem intermitência.
O sistema de água da ETA Tijucal também já foi interligado aos bairros Altos da Serra e Doutor Fábio, que aos poucos começam a ter o abastecimento regularizado. Nas próximas semanas a Sanecap começa a ligar o sistema aos bairros Jardim Umuarama, Nova Conquista, Três Barras, Aroeira e Altos da Glória.
Ao todo foram instalados mais de 7 mil metros de extensão de adutoras para ligar a ETA Tijucal aos reservatórios que abastecerão esses bairros. Atualmente eles são abastecidos com água provenientes de poços artesianos, que segundo técnicos da Sanecap não suportam a grande demanda nesta época do ano em que não ocorrem chuvas. Estes poços posteriormente serão desativados.