Notícias

Saúde / ATENDIMENTO HUMANIZADO

02 de Fevereiro de 2024 09h48

Avó agradece profissionais do HMC após cirurgia e recuperação de neto atacado por cão: "estão de parabéns"

Lázaro Thor

Emanoele Daiane

Arquivo

Um dos 6 netos de dona Francisca Maria da Costa, o pequeno D., protagonizou uma das cenas mais assustadoras que esta dona de casa de 67 anos já presenciou em toda vida: a criança de apenas 10 anos foi atacada por cão  quando brincava no último domingo (28), no residencial Magnólia, em Rondonópolis.

D. se divertia com a sua pipa quando o brinquedo caiu no terreno da vizinhança. Ao tentar recuperar o brinquedo, foi atacado pelo cão. O animal o atingiu no rosto, nas costas e nas pernas, deixando diversos ferimentos pelo corpo. Ele foi salvo por vizinhos, após a dona do animal gritar por socorro. 

Correndo risco de vida, a criança foi levada a um Pronto Atendimento, nas proximidades do bairro onde vivem, em seguida para o Hospital Regional de Rondonópolis. Como se tratava de um caso grave, que necessitaria de atendimento especializado, Davi foi encaminhado para o Hospital Municipal de Cuiabá Dr. Leony Palma de Carvalho, administrado  desde o dia 1 de janeiro pela nova gestão da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), tendo como diretor-técnico o médico Anderson Torres. Após o trabalho de médicos e enfermeiras na unidade, o resultado foi rápido: D. começou a reagir bem à cirurgia e, no momento, aguarda alta do hospital, o que deve ocorrer nos próximos dias. 

Dona Francisca, que acompanhou a luta do jovem por atendimento médico no interior do estado, algo que só foi resolvido em Cuiabá, agradeceu a atenção e o cuidado dos profissionais do HMC. 

"Estão de parabéns, eu achei muito bom, os doutores são atenciosos, fazem avaliação três vezes ao dia, as enfermeiras são excelentes, estão de parabéns todos que estão aqui dentro", afirmou Francisca. "Informaram corretamente, a doutora que fez a cirurgia informou que fez a raspagem, todos eles nos explicaram como seria [o procedimento cirúrgico]", afirmou. "Eu me senti muito feliz ao ver que a cada minuto e a cada hora ele estava melhorando", completou Francisca. 

Segundo a ouvidora do HMC, Eva Patrícia Lima da Silva, a resposta positiva dos pacientes após um bom atendimento é algo que sempre deixa os profissionais que trabalham na unidade felizes. 

"Eu fiquei muito contente de ver que o nosso trabalho está dando resultado, de saber que o atendimento com humanização está dando certo, ver que o familiar fica grato pelo atendimento e que estamos fazendo um trabalho de qualidade, que é o mais importante para todos nós", afirmou Eva.

Segundo a coordenadora da ala pediátrica do HMC, Rosenil França Magalhçães, Davi Luiz recebeu toda a assistência necessária para o êxito no tratamento, foi realizado atendimento anti-rábico e no momento ele está em acompanhamento com a equipe da cirurgia plástica, pediatria, além de uma equipe multi, que vem ajudando a superar o trauma que a criança está vivendo. Davi Luiz segue em uso de antibioticoterapia.

"A unidade de pediatria do HMC, com 5 anos de atuação, preza pela qualidade no atendimento ao paciente, com uma gestão humanizada, colocando como prioridade a empatia e o respeito ao usuário do SUS, bem como a qualidade dos profissionais e o suporte estrutural", afirmou Rosenil.