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22 de Março de 2012 16h15
Avaliação Institucional apresenta resultado de análise do PPP das escolas
Os assessores pedagógicos da Educação de Cuiabá estão reunidos hoje para discutirem o resultado parcial da pesquisa realizada pela equipe de Avaliação Institucional da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a UNESCO, que teve como objetivo analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas municipais a fim de melhorar a aprendizagem.
Esta iniciativa aborda a análise e o diagnóstico de documentos que contém o planejamento escolar de cada unidade, visando transformar o que está no papel em algo operacional; ou seja, dinamizar o processo para atingir as metas de qualidade no ensino de Cuiabá.
Das 34 escolas que estão no cronograma de visitas deste ano, 15 já receberam a equipe de Avaliação. Neste primeiro contato com as unidades de ensino, foram comparados os planejamentos que são realizados por meio do Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE) com o Projeto Político Pedagógico (PPP). “As escolas tem o PPP, mas o planejamento em algumas delas está defasado. Ou seja, de modo geral, nem todos os objetivos e metas estão em diálogo com o PDE. Concluído o trabalho de análise dos documentos e de diagnóstico dos principais problemas enfrentados pela escola, nós procederemos a uma orientação, uma espécie de proposta de metodologia para confecção, atualização e regularização destes documentos, ajudando a escola a entender que diversos documentos devem estar interligados, com o propósito do cumprimento do planejamento escolar”, explica o coordenador da Avaliação Institucional da SME, Profº Dr. Aristides Costa Neto.
A partir deste resultado parcial, o objetivo é mostrar aos assessores pedagógicos a metodologia utilizada nesta pesquisa, explicando item a item de todo o estudo; pois, os assessores passarão a fazer parte do grupo daqui para frente, auxiliando no processo de pesquisa. Desta forma, é preciso que eles tomem conhecimento do que foi observado, até então, para que possam realizar um trabalho de orientação e auxílio dentro das escolas, promovendo a melhoria do PPP.
Desde o ano passado a Avaliação Institucional tem se preparado para dar início a esta pesquisa. A princípio, esta parceria com a UNESCO tem duração de três anos, e neste período o objetivo é atingir todas as escolas da rede municipal.