/
06 de Dezembro de 2010 16h04
Automação via rádio ajuda a monitorar distribuição de água
Visando melhorar os serviços de distribuição de água em Cuiabá, a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) está instalando em alguns reservatórios de água os serviços de automação via rádio. Este sistema permitirá a comunicação entre a Estação de Tratamento de Água (ETA) e os reservatórios, ajudando no monitoramento e controle da distribuição de água. Os trabalhos de instalação começaram há cinco meses.
O engenheiro da Sanecap, Josni Araújo, explica que a execução dos serviços de automação via rádio será instalado inicialmente na ETA Tijucal para comunicação com os reservatórios dos bairros São João Del Rey, São Sebastião, Nova Esperança e Pedra 90. “Este sistema permite que o operador controle de dentro da própria ETA o nível de água de cada reservatório, possibilitando evitar problemas na distribuição”, explicou o engenheiro, informando que o sistema também foi instalado na sede da Sanecap, de onde é possível saber como está o andamento de todo o serviço.
A Sanecap também instalou o sistema de automação via GPRS (sistema só com transferência de dados) em sete pontos da cidade para monitorar e controlar a pressão da água que é distribuída. “O sistema foi instalado nos pontos mais críticos da cidade, onde existem maiores problemas de pressão”, informou o engenheiro.
A intenção da Sanecap, segundo Josni Araújo, é ampliar o programa em toda a cidade, o que vai ajudar a controlar e melhorar o sistema de abastecimento de água.