Notícias

Educação / CMEI / AULAS

21 de Agosto de 2017 09h12

Aulas em três novos CMEI de Cuiabá começaram nesta segunda

LINA OBAID

Jorge Pinho

Arquivo

As aulas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), Antônio Batista Cruz (Residencial Avelino Lima Barros), Jornalista Marcos Coutinho (Nova Esperança II), e Júlio Pinheiro (Residencial Francisca Loureiro Borba) começaram nesta segunda-feira (21).

As três unidades juntas irão atender a 380 crianças em idade de creche (de zero a 3 anos), abrangendo as etapas de berçário, maternal, Jardim I e Jardim II.

De início foram abertas 600 vagas, seguindo aos critérios de matrícula, estabelecidos pelo decreto Nº 6.293/17, assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, com base na vulnerabilidade social (crianças com necessidades especiais, com família beneficiária do programa Bolsa Família e pais ou responsáveis com menor rendimento mensal).

Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação (SME), o número de crianças matriculadas na Educação Infantil do município aumentou em cerca de 6 mil em relação ao ano anterior.

Por outro lado, houve uma redução da procura por vagas na pré-escola, devido à universalização da demanda, ou seja, todos os estudantes em idade pré-escolar (5 e 6 anos) já estão dentro da sala de aula. Com as novas matrículas, o município passa a atender a 17.582 crianças nas unidades escolares.

Para a diretora de ensino da SME, Zileide dos Santos, este aumento não representa apenas números, mas sim vidas.

“Por meio destes dados, a Secretaria entende que mais crianças estão na escola, que é lugar de aprender, de brincar, de socializar-se, de estar seguro e também é  o segundo lar delas. É lá que elas desenvolvem suas capacidades diversas. É isto que buscamos alcançar, ao falar de gestão humanizada”, justificou.

As unidades funcionarão em dois períodos, de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h.