Saúde / JUBs
11 de Novembro de 2016 15h03
Atletas de Mato Grosso e Goiás são os mais atendidos nos postos de referencia do JUBS
Segundo Boletim nº 8, divulgado pelo Centro Integrado de Operações de Vigilância em Saúde (CIOVS) nestes 64º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) houve um aumento do número de atendimentos de trauma a partir da última terça-feira (08), quando tiveram inicio as competições de esportes coletivos. Ao todo, até ontem (9), foram realizados 198 atendimentos médicos nestes jogos.
No sétimo dia do evento permanece a rotina de coleta de dados de atendimento no Posto Médico Avançado (PMA), localizado na Arena Pantanal e na Policlínica do Verdão e UPA’s Norte e Sul.
Nesta quarta-feira as equipes médicas nos postos de referência do JUBs registraram 38 atendimento no PMA e três na Policlínica do Verdão.
Segundo dados divulgados no Boletim diário do JUBS o maior número de atendimentos clínicos estão concentrados entre os atletas de Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal.
Em relação aos atendimentos, as principais hipóteses diagnosticadas são de contusão 29,4% dos registros; cefaleia, 19,1% dos atendimentos registrados; entorse, 17,6%; lesão traumática, 13,2% e distensão muscular, 11,8%.
Do total de atendimentos ocorridos no PMA, 48 foram de trabalhadores do evento, sendo que desses, 27 (13,6%) são do sexo masculino e 21 (10,6%) do sexo feminino.
Entre os trabalhadores, 42 (87,5%) tinham vínculo formal de trabalho, quatro (8,3%) eram voluntários e não havia informação em dois formulários de atendimento médico sobre o vínculo empregatício. Entre as causas, 05 atendimentos foram devido a traumas e os demais a sintomas inespecíficos como cefaleia, enjoo, vômito, mal estar geral, hipertensão, e outros.
JUBs
Os 64º Jogos Universitários Brasileiros tiveram inicio no dia 03 e se encerram no próximo domingo (13).
Em Cuiabá, 17 praças esportivas estão envolvidas na competição que reúne 4.500 atletas, de 26 Estados e do Distrito Federal.
Os atletas competem em 17 modalidades esportivas, sendo 13 individuais e quatro coletivas.
Confira as informações do Boletim nº 8 do JUBS