Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Jiu-Jitsu
31 de Agosto de 2015 15h41
Atletas assistidos pela Assistência Social vencem Campeonato de Jiu-Jitsu
Vinte e dois atletas atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Jardim Araçá e Colorado venceram a competição da segunda fase da 19º Campeonato Mato-Grossense de Jiu-Jitsu, realizado neste final de semana.
No domingo (30), houve lutas nas categorias para crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e máster (atletas acima de 30 anos), no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, no Complexo Esportivo da Arena Pantanal.
Ao todo, 37 atletas apoiados pela Secretaria de Assistência Social competiram de forma individual, por idade, peso e faixa – branca, amarela e cinza – para levar as medalhas da segunda etapa e somar pontos no ranking estadual.
Do CRAS do bairro Colorado foram 15 atletas vencedores, sendo que seis foram premiados com a medalha de ouro, oito com medalha de prata e um com medalha de bronze. Já do CRAS do Jardim Araçá, dois atletas receberam medalha de ouro, quatro receberam medalha de prata e um com medalha de bronze.
De acordo com o professor e mestre em jiu-jitsu, Francisco Fernandes, mais conhecido como Chicão, mais de 160 crianças e adolescentes entre 5 e 18 anos participam das aulas, que têm duração de duas horas e acontecem três vezes na semana, nos centros de referência. Neste sentido, é muito importante a participação dessas crianças que, muitas vezes, têm o jiu jitsu como única opção de lazer e esporte.
“É muito satisfatório perceber que os alunos têm aprendido tudo o que ensinamos. Uma pena que todas as crianças não puderam participar por questões pessoais, mas sentimos que cumprimos nosso objetivo, que é a integração e socialização dos participantes. No local estavam muitas pessoas diferentes, crianças de outras academias e até da APAE. E com esses campeonatos, eles aprendem a perder e ganhar. É importante para melhorar a socialização delas”, disse.
Para o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, a prática do esporte tem sido uma grande aliada das crianças e adolescentes, que hoje se encontram em situação de vulnerabilidade, para que elas conheçam novas realidades e perspectivas de vida por meio do jiu-jitsu.
“Nós proporcionamos a locomoção dos alunos até o local do campeonato e ficamos muito felizes dos nossos alunos terem se sagrado campeões nesse campeonato aqui em Cuiabá. Esperamos que isso sirva de motivação para que eles possam ter uma vida diferente no futuro, para que possam continuar estudando e querendo um mundo melhor para eles e para todos nós”, concluiu.
A disputa do 19º Campeonato Mato-Grossense de Jiu-Jitsu é organizada pela Federação Mato-Grossense de Jiu-Jitsu e Lutas Associadas e está sendo realizada em quatro etapas. Após o término da última fase, serão contabilizados os pontos de cada desportista e definidos os campeões.
Além do Jardim Araçá e Colorado, as aulas de jiu-jitsu também acontecem no CRAS do bairro Jardim União, cujas aulas começaram há duas semanas e oferecem vagas para até 60 crianças.
Veja a lista dos vencedores:
CRAS Colorado
» 1º lugar
Benedito Conceição da Silva
Wesley Lucas A. da Silva
Gil Marcos Fernandes
Luiz Augusto Teixeira
Kethyle Lourenna Ferreira
Kellen Lorayne Ferreira
» 2º lugar
Thalhyta Fernandes Rodrigues
Gledison Fernandes Nascimento
Guilherme Sousa Neto
Ednelson Junior Martins
Danilo Cardoso Alves
Aline Sampaio Moura
Antônio Augusto da Silva
Kewry Loryanne Ferreira
» 3º Lugar
Renan da Cruz Testa
CRAS Jardim Araçá
» 1º Lugar
Geovana Marques
Vitor Correa Rodrigues
» 2º lugar
Edimilsos Maciel Barbosa
Tamires Ariane Neves
Nataly Estafani Neves
Alexandre Rodrigues de Souza
» 3º lugar
Francielly Viena da Silva