Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Projetos sociais
02 de Setembro de 2015 10h55
Atletas apoiados pela Assistência Social participam de Campeonato Nacional de Karatê
Quarenta e dois caratecas apoiados pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá vão participar do II Campeonato Nacional de Karatê-Dô Tradicional, que será realizado em Salvador (BA), nos próximos dias 04 a 06.
São crianças e adolescentes que fazem parte do projeto Karatê-Dô Tradicional Esporte e Cidadania, que oferece aulas gratuitas duas vezes por semana nas unidades de assistência social do município e na sede da Associação Centro América de Karatê Shotokan.
A delegação da Shotokan conta, ao todo, com 72 pessoas, entre atletas, árbitros, professores, pais e responsáveis, que viajarão em busca da vitória no campeonato que é a principal seletiva para o Campeonato Pan-Americano, que será realizado em novembro.
Os últimos treinamentos acontecem nesta quarta-feira (03) na sede da Associação Centro América de Karatê Shotokan, já que a delegação viaja durante a madrugada, segundo o presidente da associação, José Humberto de Souza.
“O nosso objetivo com essa competição é a formação do caráter e da personalidade. É tirar essas crianças da vulnerabilidade e formar bons cidadãos. Nós fizemos uma experiência anterior tão boa, de participar de uma competição, que agora estamos indo a esse novo campeonato para motivar muito mais as crianças”, pontua.
José Humberto explica que o projeto foi criado para promover a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade que, por meio dos treinamentos, desenvolvem habilidades e aprendem regras de conduta e disciplina. Neste sentido, o apoio da Assistência Social e de outras instituições tem viabilizado a realização do sonho de muitas crianças.
“Elas vão de avião, vão ficar em hotel cinco estrelas e conhecer o mar. Para muitas, é uma oportunidade única. Esse apoio tem sido fantástico, pois não teríamos condições de colocar essas crianças para disputar esse campeonato. E sem ajuda, como você faz? Não faz”, disse.
De acordo com o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, o projeto Karatê-Dô Tradicional atende a aproximadamente 1,2 mil crianças e adolescentes, que também contam com atendimento gratuito de médicos, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas.
“Nós estamos muito felizes por ter representantes nossos defendendo Cuiabá. E mais felizes ainda por eles serem alunos de um projeto social desenvolvido pela instituição de Karatê com o apoio da prefeitura, por meio de um convênio com a Secretaria de Assistência Social, que dá as condições de realização dessas atividades durante o ano inteiro nas nossas unidades. Estamos torcendo que eles tenham êxito no campeonato nacional”, afirma.
O secretário ressalta ainda o quanto é gratificante perceber que o apoio dado às crianças tem feito diferença na vida de cada uma delas. “A participação em campeonatos nacionais é praticamente a realização de um sonho, já que muitos não têm condições financeiras, mas se dedicam para melhorar a cada dia no esporte. A felicidade deles é a nossa e não pouparemos esforços para que tudo ocorra como planejado”, finaliza.
Além do apoio da Secretaria de Assistência Social, o Criança Esperança, Fundação Banco do Brasil, Secretaria Municipal de Assistência Social de Cuiabá, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Agro Amazônia, Mon Bijou, Secretaria de Esportes de Sorriso, entre outras entidades e amigos; Stamp, Luciula Calçados, Flamboyan calçados e confecções, Lar Maria de Lurdes, Prado e Suzuki, Rei dos grelhados Peixaria, Clínica Angel também apoiam o projeto.