Saúde / CAPACITAÇÃO
04 de Outubro de 2016 11h29
Atendimento clínico e prevenção serão alguns dos temas abordados no projeto Zikalab
Prossegue nesta terça-feira (4), em Cuiabá, o projeto Zikalab – Laboratório de Formação do Trabalhador da Saúde no Contexto do Vírus Zika. A capacitação está sendo realizada no auditório do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura de Educação (ICEC), e reúne profissionais da rede pública de saúde da capital e também de Várzea Grande.
Ontem, durante a abertura da capacitação, o secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares de Souza Junior destacou a importância da iniciativa na qualificação dos profissionais, o que sem duvida traz melhorias e humaniza cada vez mais o atendimento a população.
Ele lembrou o protagonismo de Cuiabá em iniciativas como a implantação do Ambulatório de Referência para o atendimento a Mulher (Aram), na Policlínica Dr. Clóvis Pitaluga de Moura, no bairro Planalto, que oferece atendimento especializado e é referencia no atendimento às grávidas com zika vírus e bebes com microcefalia, e as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, em toda a capital e em especial no bairro Pedra 90.
Disse também que todos precisam continuar atentos em especial porque estamos nos aproximando do período das chuvas e a tendência é de que haja um aumento no índice de infestação sendo o momento o ideal para a intensificação das ações de mobilização e educação em saúde visando a redução dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.
“Estamos trabalhando nas nossas unidades cada vez mais focados em melhorar a qualidade de vida da nossa população e na humanização do atendimento em toda a rede SUS, priorizando naquilo que alivia a dor do próximo”, disse ele.
A diretora da Atenção Básica da SMS de Cuiabá, Deisi Bocalon lembrou dos desafios diante das intercorrencias causadas pela microcefalia. “Essas questões são novas para todos nós. Precisamos adquirir conhecimentos, tirar nossas dúvidas, para que possamos orientar essas mães e famílias, a cuidar desses pacientes”.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Doenças e Agravos (Covida), Carla Reis disse que o atendimento a esses pacientes envolve não somente as questões clinicas, mas também todo o trabalho realizado pela Vigilância, de monitoramento e combate ao vetor, constituindo uma série de ações integradas para atender da melhor maneira possível a população.
Também participou da abertura da capacitação o coordenador do Projeto Zikalab, Thiago Lavras Trapé, que falou sobre o projeto, criado para capacitar equipes de saúde pública no atendimento as mães e as crianças.
“Nosso objetivo é proporcionar acolhimento às famílias e apoiar ações desde a prevenção até intervenções em bebês com microcefalia e outros agravos decorrentes do Zika. Para isso estamos promovendo a capacitação e estimulando a disseminação do conteúdo aprendido e ensinado, em formato de rede. Queremos cada vez mais envolver profissionais, canais de comunicação e parcerias estratégicas”, destacou.
No primeiro dia da capacitação o tema abordado foi a Gestão em Saúde. Hoje o foco é a Epidemiologia e Prevenção, Diagnóstico Precoce.
O curso foi dividido em módulos e vai capacitar diretamente 150 profissionais e indiretamente de 750 a 1.200 profissionais nas etapas de dispersão do conhecimento, incluindo Agentes Comunitários de Saúde e equipes de saúde.
Além de Cuiabá e do Recife, participam da iniciativa as cidades de Araguaína, no Tocantins; Campina Grande, na Paraíba; Juiz de Fora, em Minas Gerais e Salvador, na Bahia.
O projeto Zikalab está sendo executado pelo Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS), em parceria com a Johnson e Johnson, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, com o apoio dos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Sociedade Brasileira de Dengue (SBD.
Participam do projeto médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais de nível superior, da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência e das Redes de Atenção Básica, Secundária e Terciária.
Serviço
Zikalab - Laboratório de Formação do Trabalhador da Saúde no Contexto do vírus Zika
Datas – 03 de outubro a 10 de novembro (Seis módulos divididos em 3 turmas)
Local - Instituo Cuiabá de Ensino e Cultura (ICEC), rua R. Osvaldo da Silva Corrêa, 621, bairro Despraiado
Hora: 08:00