Notícias

Saúde / CAMPANHA/GRIPE

30 de Maio de 2017 17h48

Atenção Básica vai vacinar grupos de risco em terminal de ônibus e praças

MARIA BARBANT

Michel Alvim

Arquivo

A Secretaria de Saúde de Cuiabá está intensificando a vacinação contra a Influenza. A partir desta quarta-feira (31), com o apoio da van do Consultório na Rua, equipes de enfermagem estarão vacinando a população dos grupos prioritários em locais externos como terminal de ônibus e praças. A ideia é aumentar a cobertura vacinal na capital.

A coordenadora de Programas Estratégicos da SMS de Cuiabá, Lidiane Cunha Siqueira disse que na quarta-feira (31), durante o período da tarde, das 13:00 às 16:00 horas, a van estará no Terminal de Ônibus do CPA I. “Esse trabalho será realizado até o  09 de junho, quando se encerra a campanha nacional de vacinação contra a Influenza”, explicou.

Na sexta-feira (2), durante todo o dia, das 08:30 às 16:00 horas, a van estará estacionada no Terminal do CPA III. Na segunda-feira (5), também durante todo o dia, das 08:30 às 16:00 horas, a vacinação será na Feira do Porto. Na terça-feira (6), no período da manhã, das 08:30 às 12:00, a van estará na Praça Alencastro e na quarta-feira (7), o dia inteiro, das 08:30 às 16:00 horas, na Praça Ipiranga.

Também durante a semana uma equipe estará vacinando pacientes no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e nos dias 8 e 9 haverá vacinação, mas os locais ainda não foram definidos.

“Estamos intensificando a vacinação pois temos até o dia 9 de junho para  atingirmos a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de vacinar 90% da população considerada de risco para a Influenza”, disse a coordenadora de Programas Estratégicos da Secretaria de Saúde, Lidiane Cunha Siqueira.

Nesta terça-feira (30), a equipe do Centro de Saúde CPA III esteve no Instituto dos Cegos e vacinou 88 pessoas e  ontem (31) foram vacinados idosos do Abrigo Bom Jesus de Cuiabá.

Segundo dados do Sistema e Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do Ministério da Saúde a cobertura vacinal em Cuiabá atingiu  55,46% da população de 110.445 mil pessoas consideradas prioritárias.

Público alvo

A campanha contra gripe tem como público alvo as crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores,  a novidade deste ano.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, grupo que inclui pessoas com deficiências específicas, ao se dirigirem às salas de vacinação devem apresentar prescrição médica. Já os pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir as salas de vacinação em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.