Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / HUMANIZAÇÃO
12 de Julho de 2024 09h50
Assistência Social registra 101 atendimentos durante o ‘Mutirão Pop Rua’ na ATAAP
Cento e um atendimentos foram registrados durante o segundo Mutirão Pop Rua realizado na Associação Terapêutica, Ambiental e Acolhimento Paraíso (ATAAP) nesta quinta-feira (11). A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e demais parceiros, como a Saúde, prestou serviços a 150 usuários acolhidos na unidade em diferentes áreas de atuação, como o Consultório na Rua, Serviço de Assistência Especializada (SAE), Cadastro Único e Solicitação de Documentos realizados pelo Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua (Centro Pop), bem como orientações em geral.
Conforme levantamento feito pela equipe de atuação, no serviço do Cadastro Único (CadÚnico), 24 pessoas foram atendidas, sendo dez (10) consultas, um (01) cadastro do Programa de Identificação do Governo Federal voltado para a juventude (ID Jovem), seis (06) inclusões cadastrais, cinco (05) atualizações cadastrais, um (01) espelho de cadastro e um (01) desbloqueio.
A equipe da Secretaria Municipal de Saúde, mais uma vez, se fez presente com o programa Consultório na Rua, que consiste na realização de ações integradas, visando não apenas tratamento, mas também a reintegração social e o suporte psicológico necessários para melhorar a qualidade de vida desses indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social. Mais de 35 atendimentos foram executados, com consultas de enfermagem, atendimentos médicos, encaminhamentos para a rede de saúde e orientações com assistentes sociais.
Além disso, o Serviço de Assistência Especializada (SAE) realizou testagem de HIV, sífilis e hepatites, entrega de preservativos femininos e masculinos e agendamentos de exames clínicos.
“Esses mutirões descentralizados são fundamentais para garantir que a população em situação de rua tenha acesso aos serviços necessários para melhorar suas condições de vida e reintegrar-se à sociedade. A participação, em todas as unidades em que passamos, sempre supera as nossas expectativas. Os acolhidos ficam muito satisfeitos quando realizamos esses tipos de ações que visam principalmente a melhoria da qualidade e expectativa de vida dessas pessoas”, disse a coordenadora de Proteção Social Especial, Célia Andrade Aguiar.
O próximo mutirão está agendado para o dia 31 de julho, no Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua (Centro Pop), no mesmo horário, a partir das 8h.