Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Melhorias
26 de Fevereiro de 2016 16h38
Assistência Social reforça parceria com Caixa Econômica para melhorar o Bolsa Família
A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano reforçou a parceria junto à Caixa Econômica Federal para melhorar a atuação do programa Bolsa Família em Cuiabá. A medida é necessária em razão das milhares de famílias que foram beneficiadas pelo programa, mas desconhecem o direito ao benefício e não sacaram o valor.
Hoje, 1.671 famílias estão nessa condição, de acordo com o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, que garantiu que estratégias para melhorar e facilitar a localização dessas famílias deverão ser adotadas já no próximo mês.
A intenção é ampliar o acesso à informação para famílias que foram contempladas, para que estas busquem a agência bancária para a retirada do cartão do programa. Isto porque muitas famílias dão entrada no pedido de inclusão no Bolsa Família, mas mudam de endereço e não atualizam os dados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e acabam por desconhecer o direito ao benefício.
"A necessidade de ampliação dos trabalhos é em razão da existência dessas famílias que foram beneficiadas pelo programa, porém não sacaram os benefícios. Esses valores não retirados por essas famílias representam mais de R$ 1,8 milhão anuais, que estão deixando de circular na economia do município”, disse o secretário. Atualmente, o programa transfere às famílias pobres R$ 35 para cada criança em casos de famílias com até cinco filhos. Em Cuiabá, 24 mil famílias recebem o Bolsa Família.
Dentre as ações estão a capacitação dos servidores da Assistência Social referente ao fluxo de informações aos beneficiários do programa, que deverá ser ministrada pela própria Caixa Econômica. Além disso, os servidores serão orientados sobre o processo e as vantagens da abertura de conta Caixa Fácil para recebimento do benefício. Isso evita a necessidade de saque e gera para os beneficiários um cartão de débito, que pode ser utilizado no comércio, normalmente.
“Vamos capacitar os servidores para garantir o aprimoramento na prestação do serviço. A ação fará com que tenhamos uma maior eficiência na execução do Bolsa Família e, por consequência, consigamos mais recursos federais”, afirmou.
As famílias que se inscreveram no programa e acreditam ter sido beneficiadas, podem obter mais informações nos telefones 3312-3032 e 3312-3031, ou ir pessoalmente à sede do Bolsa Família, na Avenida Dom Aquino, nº 184, bairro Dom Aquino. Além disso, podem procurar o Centro de Referência de Assistência Social, ou ligar no 0800-726-0207.
Constatado o direito a receber o benefício, as famílias devem procurar a Caixa Econômica Federal da rua Barão de Melgaço, munidas de documentos pessoais, como RG e CPF, para fazer a retirada do cartão e das parcelas dos benefícios que ficaram retidas.
Projeto Família Cuiabana
Os representantes da Caixa Econômica Federal, Norton Baraldi e Maristela Okamura, aproveitaram a ocasião para parabenizar os trabalhos da secretaria de Assistência Social na execução do projeto Família Cuiabana, que atualizou os cadastros dos beneficiários em 2015.
Com a atualização, 4.212 famílias da capital foram excluídas do programa por estarem recebendo indevidamente o benefício. Desse total, 22 pessoas "participavam" do programa mesmo depois de falecidos.
“Segundo os representantes, a ação deveria se tornar referência nacional, pois excluiu os que não tinham perfil e estavam recebendo indevidamente o programa. Com isso, permitiu novas inclusões de beneficiários. Neste mês de fevereiro, 47 novas famílias passaram a ser contempladas com o Bolsa Família. Ou seja, estamos beneficiando as pessoas que realmente precisam”, finalizou o secretário.