01 de Julho de 2024 08h30

Assistência Social realiza mutirão de serviços na Unidade de Acolhimento da Guia com mais de 83 atendimentos

CAROLINA MIRANDA

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, realizou na quinta-feira (27), um mutirão de serviços voltado para a população em situação de vulnerabilidade social, especialmente para os cinquenta usuários abrigados na Unidade de Acolhimento da Guia. A iniciativa faz parte de uma série de ações descentralizadas promovidas pela Coordenadoria de Proteção Social Especial, com o objetivo de proporcionar acesso a diversos serviços públicos essenciais.

No total, foram realizados 83 atendimentos, que incluíram uma série de serviços. Entre eles estava o cabide solidário, onde cada pessoa tinha direito de escolher um par de roupas e calçados. Serviços de saúde também foram executados através do programa Consultório na Rua, pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, bem como o Serviço de Assistência Especializada (SAE) para encaminhamentos necessários para tratamentos na rede, testagem de sífilis e hepatites, entrega de preservativos femininos e masculinos, além de agendamentos de exames clínicos.

Além disso, foram feitas atualizações e inserção de novos beneficiários no Cadastro Único (CadÚnico). A Defensoria Pública também esteve presente, com pedidos de certidão de nascimento e orientações diversas.

De acordo com levantamento, o Cadastro Único realizou 11 atendimentos: cinco (05) consultas, cinco (05) atualizações e um (01) cadastro novo. Já os serviços de saúde realizaram 40 atendimentos, vinte e cinco (25) atendimentos do Consultório na Rua e quinze (15) do Serviço de Assistência Especializada – SAE. O Consultório na Rua realizou orientação do assistente social, consulta de enfermagem, atendimento médico e encaminhamento para a rede de saúde. O SAE realizou testagem de HIV, sífilis e Hepatites, entrega de preservativos feminino e masculino e agendamentos de exames clínicos. A Defensoria Pública realizou 12 atendimentos dentre eles 2 encaminhamentos para a Defensoria Pública da União, pedido de certidão de nascimento e orientações.

“Esses mutirões descentralizados são fundamentais para garantir que a população em situação de rua tenha acesso aos serviços necessários para melhorar suas condições de vida e reintegrar-se à sociedade”, disse a coordenadora de Proteção Social Especial, Célia Andrade Aguiar.

Os próximos mutirões estão agendados para o dia 11 de julho, na Unidade de Acolhimento Associação Terapêutica e Ambiental e Acolhimento Paraíso (ATAAP) e no final do mês, dia 31, os atendimentos ocorrerão no Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua- Centro Pop.