Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Acolhimento

23 de Dezembro de 2015 14h36

Assistência Social realiza confraternização para moradores em situação de rua

LUCIANA SOUZA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

A manhã desta quarta-feira (23), foi diferente para mais de 50 moradores de rua de Cuiabá, da região do Porto. Eles receberam donativos, corte de cabelo, higienização das unhas e um  saboroso almoço. A ação foi realizada na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e faz parte das festividades de fim de ano, destinadas a esta população.

As roupas e sapatos foram doações da população e dos servidores que fazem parte da equipe de tratamento dos moradores, que também se voluntariaram para fazer o cortes de cabelos e higienização, além do preparo do almoço.

 “Essas ações nestes períodos são importantes quando lembramos do quanto é triste observar que muitos estão confraternizando , abraçando  seus familiares, trocando presentes e outros não tem se quer o alimento para saciar sua fome. Pois esta é a realidade de diversas pessoas do mundo. Proporcionar este momento hoje a eles, é benéfico também, para nós. Traz alegria e paz. É com imensa alegria que estamos encerrando este ano”, analisou o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha.

 José Rodrigues, que acompanhou as ações realizadas durante todo o ano de 2015, fez um balanço dos trabalhos e destacou a relevância que eles têm na vida desses moradores, parabenizando toda equipe pelo desempenho à frente das atividades.

“Conseguimos atender diversos moradores em situação de rua através desse tipo de ação, que a princípio, pode parecer pouco e sem importância, mas ao longo dos dias vamos observando os  impactos positivos que elas trazem à vida deles. Sabemos que  necessitam de mais ajuda, porém fazemos a parte que nos cabe e esperamos que as demais autoridades façam as delas para que juntos, possamos levar dignidade a essa gente sofrida. É de extrema importância, destacar a espírito de união da equipe que coordena esses trabalhos. Sem ela não conseguiríamos alcançar as metas que traçamos. Parabéns,” reiterou.

Segundo o coordenador do CREAS, Jucemar de Jesus Bastos, são feitos pelo centro, por ano, mais de 14 mil atendimentos, sendo por cada mês aproximadamente 1.100 mil atendimentos. Desses, 90% são homens com problemas de vícios de drogas e álcool. “Os moradores recebem as refeições diárias e são encaminhados para os demais serviços, como de saúde, albergue, inclusão familiar, trabalho com registro na carteira”, calculou.

 Jucemar lembra que a população pode fazer doações durante todo ano e os profissionais de beleza, saúde e outros, também podem participar das ações, sendo voluntários para os atendimentos em suas áreas de atuações. Aos que se interessarem e quiserem obter mais informações, o telefone para contato é o (65) 3613-6731.