Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / FORTALECIMENTO

29 de Fevereiro de 2024 09h25

Assistência Social realiza 1º Ciclo Formativo voltado para os técnicos das unidades de Cras e CCI’s da capital

CAROLINA MIRANDA

Vicente Aquino

Arquivo

Os servidores que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Convivência para Idosos (CCI’s), participaram nesta quarta-feira (28), do 1º Ciclo Formativo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Atendimento Integral a Família (PAIF), realizado no auditório da Casa dos Conselhos. Tendo como tema "Metodologias Participativas", o objetivo do encontro foi para apresentar diferentes ferramentas e estratégias que permitam a melhoria do atendimento prestado nessas unidades da Prefeitura de Cuiabá, vinculadas à Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

"Nosso compromisso com o aprimoramento contínuo do atendimento nas unidades de CRAS e CCI's é essencial para garantir serviços eficientes e de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social dos participantes, valorizando suas histórias, experiências e singularidades, promovendo com isso transformações sociais. Neste contexto, os participantes desempenham um papel fundamental nas proposições dos temas e atividades que serão desenvolvidas com os grupos de crianças, adolescentes e idosos”, explicou a Gerente do SCFV, Jenail Luciana de Almeida.

Uma das ferramentas adotadas durante a capacitação, foi o método ECOA, que trabalha as dimensões:  Experenciar, Compreender, Organizar, Agir e avaliar. Essa metodologia propõe o exercício da escuta ativa (de si e do outro) para posteriormente propor as intervenções socioeducativas, imbuídas de intencionalidade. "Esse método não só estimula a participação ativa, mas também, a criatividade e a resolução de problemas de forma colaborativa, promovendo uma relação horizontalizada entre as equipes e os participantes, possibilitando que as intervenções sejam mais eficientes, contribuindo para aprimorar a qualidade do atendimento prestado”, pontuou.

“Ao investir no desenvolvimento dos técnicos e na implementação das metodologias participativas, estamos comprometidos em elevar ainda mais a qualidade do atendimento nas unidades de Cras e CCI's, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento integral da comunidade a qual servimos”, concluiu a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência,Hellen Ferreira.