Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Melhor idade

08 de Setembro de 2015 15h14

Assistência Social promove atividades de canto e dança para os idosos

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano tem intensificado a oferta de atividades de canto coral e dança de salão para os mais de 400 idosos atendidos pelos Centros de Convivência de Idosos (CCI) da capital. As atividades fazem parte do projeto "Vida é movimento na melhor idade", cujo ápice será a realização de um grande festival de exposição do trabalho desenvolvido, em dezembro.

As aulas de canto coral e dança tiveram início em junho, juntamente com os cursos de artesanato em biscuit, origami e pintura em tecido, que também fazem parte do leque de atividades oferecidas pelo projeto realizado em parceria com o Instituto Programa de Ação Social da Pessoa Idosa de Mato Grosso (Proaspi).

O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, esteve nesta terça-feira (08) no Centro de Convivência "Maria Ignês", no bairro CPA 3, acompanhando o andamento das ações desenvolvidas no local.

Segundo ele, as atividades estão sendo realizadas conforme o previsto e tem o objetivo de oportunizar aos idosos a demonstração das habilidades e capacidades artístico-musicais de cada um, além de garantir que eles se tornem mais ativos. "Hoje pudemos acompanhar um pouco do trabalho com o coral. Estou muito feliz e satisfeito de ver a alegria dos idosos por estarem participando dessas atividades. Isso é importante, pois faz bem para a saúde física e mental”, aponta.

As aulas de canto são ministradas pela professora Ge Lacerda - e as turmas possuem aproximadamente 15 idosos com aulas semanais.  Para dona Noelia Maria Ferreira, 79 anos, as atividades têm sido fundamentais para mantê-la disposta e contribuem para sua alegria de viver.

“Tudo que faz bem para saúde e é oferecido aqui no centro, eu me inscrevo. Eu gosto de participar, já fiz várias apresentações em anos anteriores e acho importante vir aqui, porque além de aprender coisas novas, encontro minhas amigas e colocamos a conversa em dia. Posso dizer que fico mais feliz quando venho aqui”, conta.

Dona Elza Senna, 66 anos, também é só elogio. Ela lembra que nas aulas pode aprender, principalmente, sobre musicalidade e teoria musical.  “A professora nos corrige quando erramos e aprendemos bastante técnica vocal. Gosto de cantar e participar. É uma das várias atividades que eu pratico aqui”, afirma.

Além das aulas desenvolvidas no projeto, os Centros de Convivência de Idosos oferecem hidroterapia, ginástica localizada, alfabetização, aula de informática, academia da terceira idade, jogos (dominó e mesa de sinuca), entre outros.

Dança dos Idosos – O secretário José Rodrigues lembra que já está em planejamento a realização da “Dança dos Idosos”, que vai reunir todos os idosos do coral, da dança e das artes plásticas, a fim de exibir o resultado de todas as atividades desenvolvidas no "Vida é movimento na melhor idade".

“Nós estamos organizando um evento de encerramento do ano e nele vamos ter as exposições de todos os trabalhos. O coral vai se apresentar e nós teremos uma competição de dança com premiações, para que eles possam fazer uma competição saudável. Tenho certeza de que eles farão um espetáculo em dezembro”, disse o secretário.

Também participaram da visita realizada hoje o presidente da Proaspi, Ricardo Moreira, a regente do coral ‘Mestre Albertino’, Luciene Rodrigues de Morais, e a coordenadora geral dos Centros de Convivência, Sonia Zanela, além da coordenadora do Centro de Convivência Maria Ignês, Lucijane  Bernardes.