Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / “Coral Mestre Albertino”

30 de Julho de 2015 18h38

Assistência Social participa do lançamento de selo em homenagem ao “Coral Mestre Albertino”

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

O Secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá em exercício, César Vidotto, participou na noite de quarta-feira (29) do lançamento do selo comemorativo  dos Correios em homenagem aos 10 anos de existência do “Coral Mestre Albertino”.

O lançamento ocorreu durante o 10º Sarau Literomusical “Realizando Sonhos”, que aconteceu no teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, e reuniu aproximadamente 500 pessoas entre apoiadores e público.

De acordo com o secretário Vidotto, é importante a secretaria estar entre os apoiadores envolvidos para lançar os primeiros selos comemorativos, que circularão em todo o país. “Dentre os patrocinadores está à secretária de Assistência Social que não apoia diretamente o coral, mas a Proaspi (Instituto Programa de Ação Social da Pessoa Idosa de Mato Grosso) que desenvolve várias atividades nos nossos Centros de Convivência de Idosos. Por isso, estou muito feliz de podermos comemorar juntos esses 10 anos”, disse.

Conforme o secretário, não apenas o lançamento do selo, mas a execução do coral é uma grande oportunidade de inclusão da pessoa idosa à vida ativa na sociedade, para além dos serviços e projetos que a Secretaria de Assistência oferece. 

“Uma das vertentes da Assistência Social é o bem estar dos idosos, inclusive, o próprio Conselho de Direito da Pessoa Idosa está na área da assistência. Então ficamos felizes de poder comemorar este momento, de ver a felicidade dos idosos e a alegria de fazer o que se gosta. Das várias apresentações do Coral que assisti, esta foi sem dúvida a mais perfeita, impecável.  Estão todos de parabéns”, disse.

Durante o espetáculo, o “Coral Mestre Albertino” cantou e encantou o público.  No repertório, pérolas da música popular brasileira como Aurora, de Mario Lago e Roberto Roberti; Trem do Pantanal, de Paulo Simões e Geraldo Roca; Ciranda da Rosa Vermelha, Alceu Valença; Peixe Vivo, Folclore Mineiro e É Preciso Saber Viver, Roberto e Erasmo Carlos, e várias outras canções foram interpretadas.

A Banda de Música do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada – Batalhão Laguna e dos Cadetes da Academia de Policia Militar Costa Verde também participaram abrilhantando ainda mais o evento, inclusive, com apresentações de dança.

Para Luciene Rodrigues de Morais, regente do “Coral Mestre Albertino”, o objetivo do coral de fazer com que os idosos vivenciem experiências que contribuam para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além de garantir a ampliação das capacidades protetivas e de superação das fragilidades sociais,  têm se cumprido. Atualmente, o coral é composto por 46 idosos entre homens e mulheres.

“Nesses 10 anos contamos com grandes empresas patrocinadoras que acompanharam e ajudaram no crescimento do Coral da Melhor Idade Mestre Albertino, que reuniu pessoas idosas motivadas a superar suas capacidades e elevar a autoestima através da música”, conclui.

Além da Secretaria de Assistência Social, representantes da Loja Maçônica Acácia Cuiabana, da Unimed Cuiabá, do Próunim, do Hospital Infantil e Maternidade Femina e da Unimed Federação Mato Grosso também participaram do lançamento do selo comemorativo.