Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /
03 de Outubro de 2011 10h07
Assistência Social de Cuiabá promove palestra para jovens em cumprimento de medida judicial
Mais de 40 adolescentes, em cumprimento de medidas judiciais, participaram da palestra “Desenvolvimento Profissional”, ministrada no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), na tarde de 30 de setembro (sexta-feira). A ação faz parte do programa municipal “Proteção Social a adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas”, coordenado pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social ( CREAS). A apresentação contou com a participação da secretária da SMASDH, Regina Kaezer.
Dentro do programa, as palestras são bimestrais, e a cada edição um tema contemporâneo da juventude cuiabana é abordado. Como explica a gerente do CREAS Centro, Hélida Costa e Silva, a temática debatida é escolhida de acordo com a demanda do grupo de jovens em cumprimento de medida. “É feito uma análise junto aos adolescentes. Neste caso, a maioria dos 40 jovens está saindo da adolescência e indo para o primeiro emprego. Estão ávidos para trabalhar”, destaca.
Hélida frisa que, a inserção destes jovens no mercado de trabalho é determinante para a ressocialização. “Muitos destes menores cometeram atos infracionais por não terem recursos para adquirir objetos de desejos de um jovem. Oferecer a eles uma oportunidade de emprego pode fazer toda a diferença”.
Ressocialização
Cuiabá possui 138 adolescentes e jovens, entre 12 e 21 anos, em cumprimento de medida. Neste caso, são pessoas que cometeram atos infracionais leves, sendo a medida judicial adotada a Liberdade Assistida (LA) ou Prestação de Serviço à Comunidade (PSC).
A gerente do CREAS Centro diz que, uma das determinações judiciais para os jovens, quando enquadrados na PSC, é o trabalho não remunerado a algum órgão municipal ou em empresas parceiras desta ressocialização.
“Tudo vai depender do perfil do adolescente. Se determinado pelo judiciário ele é enviado a algum deste órgãos em caráter de acompanhamento. Se após o cumprimento ele tiver destaque, é contratado pela empresa. Este é o ponto alto da ação, pois conseguimos resgatar um adolescente”, elenca Hélida.
Objetivo: O programa “Proteção Social a adolescentes em cumprimentos de medidas sócio-educativas” tem a finalidade de prover a atenção sócio-assistencial, e acompanhar o adolescente em cumprimento de medida sócio-educativa, determinada judicialmente.