Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / 18 DE MAIO
18 de Maio de 2022 14h41
Assistência Social chama atenção da sociedade para denunciar casos de abusos contra crianças e adolescentes
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, realizou na manhã desta quarta-feira (18), ações de mobilização popular como forma de chamar atenção sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Durante toda a manhã, diversas equipes percorreram avenidas de grande movimentação e realizaram a entrega de panfletos e mudas de árvores frutíferas. A ação integra o ‘Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, celebrado em 18 de maio.
A maior preocupação é fomentar o auxílio da população para denunciar as situações e reiterar a iniciativa realizada pela rede de atendimento para denunciar ou pedir apoio.
“É justamente esse o objetivo dessa ação de mobilização, realizada em diferentes pontos da capital, convidar a população para essa rede de luta e combate. A gestão Emanuel Pinheiro trabalha pautada na humanização dos serviços, por isso, estamos focados na prevenção. Com a sociedade informada, as denúncias acontecem e a nossa equipe pode trabalhar para oferecer todo apoio necessário”, declarou a secretária-adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa.
Dados das unidades de atendimento apontam que nos últimos dois anos e, de janeiro a abril de 2022, foram registrados cerca de 150 atendimentos relacionados a casos dessa natureza.
Cuiabá conta atualmente 14 (quatorze) unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras que trabalham como núcleo de apoio às famílias.
“Uma criança mais triste, com mudanças repentinas de comportamento, calada, são indicativos de casos de abusos. Então, é necessário estarmos atentos. A sociedade pode procurar nossos serviços”, destacou a coordenadora técnica de Gestão e Políticas Sociais, Failse Cidele.
O objetivo é o de que as pessoas compreendam a importância da denúncia. “Os que não quiserem ser identificados, liguem anonimamente para o Conselho Tutelar, à Polícia Civil, ou procure algum órgão da rede de proteção, como o Cras, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e a Secretaria de Assistência social e denuncie”, ressaltou o coordenador dos Conselhos Tutelares de Cuiabá, Oilson de Souza Júnior.
A ação de conscientização para o combate aos crimes como o abuso e a exploração infanto-juvenil vem sendo realizada durante todo o mês de maio com atividades de mobilização popular nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras, Centros de Referência Especializado em Assistência Social – Creas e Unidades de Acolhimento para Adultos.
O dia 18 de maio reforça o trabalho realizado pela Assistência Social durante o ano todo, através dos Cras, Creas e Conselhos Tutelares, com objetivo de massificar a informação de que abuso sexual contra a criança e ao adolescente é crime grave e está sendo vigiado pelos órgãos de controle do Município.
“A sua atitude pode ajudar a mudar os índices de violência contra crianças e adolescentes. Faça Boito. Seja parceiro da Prefeitura de Cuiabá. Procurem nossa rede de atendimento”, finalizou a secretária-adjunta.