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24 de Janeiro de 2012 10h00

Assessoria Pedagógica da SME promove mudanças e projetos para 2012

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As atividades para o ano letivo de 2012 já se iniciaram para os assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação. Os educadores, que se reuniram na segunda-feira na Faculdade FEICS, se organizam para colocar em prática o planejamento previsto para este ano.

Durante a Semana pedagógica, que acontecerá entre os dias 26 e 03 de fevereiro, diretores e gestores de escolas e creches do município, envolvendo também a Educação de Jovens e Adultos (EJA), se reunirão para tomarem conhecimento e entenderem todo o planejamento previsto dentro da educação pública municipal em 2012.

Neste primeiro momento foi ressaltada a importância de abordar e intensificar os estudos, concepções, reflexões e conhecimentos pedagógicos, compreendendo as diretrizes para a educação básica, tendo como foco principal a aprendizagem em sala de aula.

“Nós precisamos ter condições de fazer o apoio técnico pedagógico de forma segura.”, destaca a diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Elenir Honório do Amaral.

A equipe da assessoria pedagógica pretende ainda aprimorar as ações estratégicas já existentes e implementar novos projetos, tais como a execução do Programa de Avaliação Institucional – termo de cooperação técnica com a UNESCO; e a execução de um projeto voltado para os jogos escolares.

O diretor geral de Gestão Educacional, Gilberto Fraga de Melo, explica que é preciso investir e continuar lutando pela qualidade da educação pública municipal. “Lutamos para garantir o acesso a todos, a escola para todos. Precisamos continuar o nosso trabalho, pensando não só no quantitativo, mas também no qualitativo”.

A principal mudança, dentro da assessoria pedagógica, para o ano de 2012 diz respeito a dois novos aspectos que se criam, dando origem a uma nova divisão: O primeiro foco será na Gestão da Prática do Ensino, tendo como base a implementação política educacional da Rede Municipal de Cuiabá, e do projeto político pedagógico por meio dos planejamentos e execuções dos planos de ensino, do monitoramento e desenvolvimento acadêmico da formação continuada.

Já o segundo foco a ser trabalhado pelos assessores é a Gestão Administrativo-Gerencial, que consiste no planejamento e execução dos regimentos e dispositivos normativos institucionais, do PDE, da gestão dos recursos financeiros, de pessoas e da mediação de conflitos internos, além da relação escola/comunidade externa.

Com estas modificações, “a assessoria deixa de ser de um único assessor e passa a ser de uma equipe.”, finaliza Elenir Honório do Amaral.