Notícias

/

06 de Maio de 2011 10h16

Assessores de imprensa da prefeitura de Cuiabá conhecem o Memorial da Água

Rosane Brandão/Sanecap

Assessores de imprensa da prefeitura de Cuiabá, que participam do curso de aperfeiçoamento em assessoria de imprensa ministrado no auditório “Eliana Rondon”, do Memorial da Água “Engº José Luiz de Borges Garcia”, localizado nas dependências da Estação de Tratamento de Água da companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), no bairro Quilombo, na capital, tiveram a oportunidade de conhecer a história da água e do memorial, em Cuiabá.

O coordenador do Memorial, Daniel Gouvêa apresentou de forma didática as técnicas e os procedimentos do tratamento da água, composto de captação, tratamento, reservação e distribuição de água que acontecem nas duas ETAs, ali localizadas. As duas estações juntas são responsáveis por 60% do abastecimento da cidade. A água é captada no Ribeirão do Lipa, situada no Parque Municipal Dante de Oliveira, às margens do rio Cuiabá, no bairro Ribeirão da Ponte na capital, lembrou Gouvêa.

A jornalista e historiadora Neila Barreto, assessora de comunicação da Sanecap, fez um relato sobre o projeto do memorial ao enfatizar a história do saneamento na capital informando que “com o objetivo de preservação do patrimônio histórico do saneamento de Cuiabá, o Memorial edificado dentro do espaço das Estações de Tratamento de Água – ETA I E II possui um acervo histórico riquíssimo. Nele está guardado um conjunto de peças provenientes do serviço de abastecimento de água, como ferramentas, canalizações, hidrômetros, instrumentos, além de fotografias e documentos. Integram também a coleção objetos de pintura, escultura e tapeçarias”, lembrou Barreto.

Ela disse que o memorial foi inaugurado em maio de 2008, após a revitalização das ETAs, tendo se transformado num importante instrumento para o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental, sendo referência histórica para alunos de escolas públicas e particulares de Mato Grosso. “O complexo das ETAs I e II foi edificado nas décadas de 40 e 70, respectivamente, e concebido nos padrões arquitetônicos coloniais”, acrescenta Neila. O Memorial está localizado no bairro Quilombo, entre as avenidas Presidente Marques e São Sebastião.

A professora Sônia Zaramella, da Universidade Federal de Mato Grosso, palestrante do curso, destacou a importância do Memorial para a comunidade mato-grossense dizendo “Eu não sabia de toda esta bonita estrutura no meio da cidade de Cuiabá, muito importante e que deve ser de conhecimento de todos”, concluiu Zaramella.

Luiz Cesar de Moraes, secretário adjunto de comunicação da prefeitura de Cuiabá entende que o local é uma referência para os jornalistas presentes no curso de aperfeiçoamento e agendou para hoje (06/06), às 14h, uma visita às estações de tratamento de água ali existentes - de importância vital para Cuiabá.