Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Outubro Rosa
21 de Outubro de 2015 15h08
Assentamento Nova Conquista vai receber a campanha Outubro Rosa
A Prefeitura de Cuiabá promove na sexta-feira (23) a campanha Outubro Rosa no assentamento Nova Conquista, região Norte da capital. O objetivo é levar aos moradores que residem distantes dos grandes centros, especialmente às mulheres, informações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O evento acontece por meio de uma parceria entre as secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, de Saúde e de Habitação e Regularização Fundiária.
A campanha ocorre durante o período da tarde e vai oferecer uma série de atividades a fim de incentivar a participação da população no controle da doença. Uma equipe da Secretaria de Saúde realizará palestras sobre o câncer de mama e doenças sexualmente transmissíveis, bem como a aferição da pressão arterial dos interessados.
Além disso, uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim União vai ofertar informações sobre Cadastro Único e seus benefícios, bem como realizar o cadastramento das famílias interessadas em ter acesso a programas sociais como Bolsa Família e Tarifa Social.
Já os profissionais da Secretaria de Habitação estarão no local para esclarecer as dúvidas dos moradores sobre a regularização fundiária do assentamento, que existe há pelo menos sete anos. A expectativa é de que mais de 100 pessoas participem da campanha, de acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior.
“Estar cada vez mais próximo da população, onde quer que ela esteja no território do município de Cuiabá, é uma diretriz do prefeito Mauro Mendes e temos nos pautado nisso. Além disso, o trabalho articulado com outras políticas públicas facilita o acesso à informação e aos serviços para quem mais precisa. E essa iniciativa é extremamente importante, pois tem foco na prevenção do câncer de mama”, diz.
A campanha Outubro Rosa já está acontecendo nos centros de Saúde, unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e nas policlínicas de Cuiabá. Nesses locais, os profissionais têm intensificado o atendimento de rotina às mulheres e realizam diversas ações preventivas, como exames, palestras e rodas de conversas. A campanha segue até o final do mês.