Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / FOMENTO
03 de Fevereiro de 2017 16h15
Assentamento Casulo
O secretario de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMTRADE), Vinicyus Hugueney, esteve na tarde de ontem, (02), visitando o assentamento rural Casulo, no Distrito de Nossa Senhora da Guia. Ele atendeu a um pedido dos moradores do lugar para conhecer a região e conhecer as demandas da localidade.
As áreas ainda não foram tituladas e os produtores estão buscando parcerias com o poder público na tentativa de voltar a ser um polo de produção, como já ocorreu no período de 2003, com cultivos de milho-verde, berinjela, pimentão, melancia, feijão, vagem, tomate, melão, abacaxi, maxixe, abóboras e produção de rapadura.
No local, o secretário conheceu toda a extensão do assentamento que tem uma área de 221 hectares e abriga 25 famílias. Na visita, os moradores destacaram que estão sem produzir por falta de capitação dos produtores e de estímulos de Programas que fomentariam o cultivo na região.
“Levantamos que a prioridade é ajudar na capacitação dos assentados e futuramente com maquinário. Hoje a maioria destas áreas estão sem produzir, mas surgiu um grupo de produtores que quer empreender novas ideias com o cultivo de frutíferas e hortaliças. Vamos dar esse suporte”, disse Vinicyus.
De acordo com o secretario, a SMTRADE não medirá esforços, através da Diretoria de Agricultura e Abastecimento, para atender da melhor maneira possível estas iniciativas produtivas. Ele destacou ainda que irá mobilizar a Patrulha Mecanizada municipal na orientação técnica e na elaboração de projetos para a comercialização dos produtos locais.
O assentamento é uma parceria Fundiária entre o Governo Federal, a Prefeitura Municipal de Cuiabá através da diretoria de Agricultura da SMTRADE, e do Governo do Estado de Mato Grosso através do Intermat.