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02 de Maio de 2011 16h40
Arquivo da Sanecap passa por avaliação de gerentes
O gerente do Departamento Administrativo da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Marcos Camargo da Silva e o gerente do setor de Serviços Gerais, Moacir Paulo da Silva, que assumiram recentemente os cargos visitaram na manhã desta segunda-feira (02-05) as instalações do arquivo documental na sede da companhia, bairro Carumbé. O objetivo é conhecer a estrutura física e as atividades desenvolvidas no local.
Atualmente estão catalogados cerca de cinco mil documentos relacionados ao período de 2005 a 2010. A maioria deles são Ordens de Serviço que já tramitaram na companhia. Estão arquivadas também licitações do Programa de Aceleração do Crescimento, informações da vida funcional de colaboradores, entre outros assuntos.
O gerente do Departamento Administrativo, Marcos Camargo adianta que, de imediato, será implantado um ramal telefônico no local, além de um exaustor e o número necessário de lâmpadas para deixar o ambiente totalmente iluminado. “São medidas simples, mas que contribuirão para a melhoria da estrutura interna e de trabalho”, destacou.
O projeto de Administração de Documentos do Arquivo Documental começou a ser desenvolvido em 2005, na gestão da professora Eliana Rondon Lima, ex-presidente da Sanecap, como parte do Planejamento Estratégico da companhia.
A gerente da Assessoria de Comunicação da Sanecap, Neila Barreto, é autora do projeto que contou com a colaboração da historiadora, Renata Itacarambi. “Agora, entregamos o projeto atualizado com farta documentação, devidamente catalogada e sugerimos ao departamento administrativo que ele fosse retomado, por meio de parceria com o Arquivo Público do Estado de Mato Grosso”, lembrou Barreto.
Para Neila, a organização do arquivo avançou muito, mas ainda necessita de espaço físico adequado, de profissional da área especialista em armazenamento do material e do rearranjo de toda documentação. “Essas iniciativas contribuem tanto para a preservação documental, quanto para a história da empresa, no momento em que o acesso às informações é rápido e prático”.
O próximo passo, de acordo com o gerente do Departamento Administrativo da companhia será exatamente visitar o Arquivo Público do Estado de Mato Grosso. “Iremos estudar a possibilidade de estreitar as relações com o Arquivo do Estado, que tem bastante experiência. Assim, poderemos otimizar ainda mais este serviço”.
As gerências do Departamento Administrativo e de Serviços Gerais irão visitar ainda nesta semana o arquivo documental da Sanecap que está localizado dentro do espaço da Estação de Tratamento de Água “Wilson Padilha” (ETA), do bairro Porto, para fazer uma avaliação da documentação e da estrutura local .