Notícias

Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / FALTA DE CONSCIÊNCIA

18 de Abril de 2023 15h15

Área no Consil volta a ser alvo de despejo irregular de lixo dois dias após receber ação de limpeza

BRUNO VICENTE

Limpurb

Arquivo

Dois dias após ser completamente limpa pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), a área localizada na Rua Prof.ª Tereza Lobo, no bairro Consil, voltou a ser alvo de despejo irregular de lixo. Na manhã de segunda-feira (17), a fiscalização da empresa pública esteve no local e constatou a prática ilegal.

Durante a sexta-feira (14) e sábado (15), a Limpurb realizou uma operação de limpeza, com a utilização de maquinários como pá carregadeira e caminhão para o transporte dos materiais. Por meio da ação, mais de 10 caminhões de resíduos foram recolhidos, eliminado totalmente o bolsão de lixo.

O diretor-geral da empresa pública, Júnior Leite, explica que, além da limpeza, toda a área foi contemplada com a instalação de um novo sistema de iluminação, placas orientativas, e blocos de concreto, para inibir a ação dos infratores. Júnior enfatiza novamente que a população possui papel fundamental no cuidado com a cidade.

“Infelizmente, quem passa pelo local agora já observa uma grande quantidade de lixo. São restos de móveis, de podas de árvores e até sacos de resíduo domiciliar. É um cenário muito triste, pois agora vamos ter que nos reprogramar para atender essa área novamente, ao invés atender outras regiões da cidade”, comenta o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.

Além das ações periódicas de limpeza de áreas utilizadas para o despejo irregular de resíduos, a Limpurb tem desenvolvido ainda outras iniciativas para combater esse tipo de prática danosa ao meio ambiente e à saúde pública. Desde janeiro deste ano, por exemplo, mais de 150 placas orientativas foram instaladas em diversas regiões da cidade.

Somado a isso, em parceria com as secretarias de Ordem Pública e de Mobilidade Urbana, a fiscalização também foi intensificada pelo Município. Seguindo esse planejamento, somente no mês de março, mais de R$ 29 mil em multas foram aplicadas em empresas que atuam no ramo de transporte de resíduos de construção civil e resíduos volumosos.