/
30 de Março de 2011 18h26
Aray Fonseca é empossado na presidência da Sanecap
O médico Aray Fonseca foi empossado hoje (30-03) à tarde na presidência da Sanecap - Companhia de Saneamento da Capital. Ele substituiu Antônio Carlos Ventura Ribeiro, que será designado para outra missão na equipe do prefeito após solicitar desligamento do cargo, onde permaneceu por cinco meses. O secretário Municipal de Governo, Lamartine Godoy, representou o prefeito Chico Galindo nessa solenidade. A cerimônia, realizada no Centro de Convivência, sede da Sanecap (Carumbé), foi prestigiada por secretários municipais, lideranças comunitárias, diretores, vereadores e pelo deputado federal Júlio Campos.
Em seu pronunciamento, o secretário Lamartine Godoy enfatizou o trabalho do antigo gestor, Antônio Carlos Ventura, e a grande confiança que o prefeito Chico Galindo deposita na gestão do médico Aray Fonseca, com quem tem laços de amizade e admiração pelo seu profissionalismo e dinâmica de atuação. "Hoje é uma tarde especial de transição de cargos na Sanecap,. O ex-presidente Ventura é um homem de missões, e deixa um legado de várias iniciativas consolidadas na área de saneamento, que resultaram em melhor receita e menos despesas. Antônio Carlos desenvolveu um grande trabalho na Sanecap", destacou.
Godoy esclareceu que a saída de Ventura foi em decorrência de sua própria decisão de deixar a Sanecap. "O prefeito relutou, pediu que ficasse mais um pouco, e finalmente aceitou com a condição de que ele continue a contribuir com a gestão municipal. Não podemos abrir mão da sua competência, da qualidade técnica do seu trabalho, e, principalmente, de sua lealdade para com todos".
Ao novo presidente, Lamartine Godoy desejou sucesso, enaltecendo as suas qualidades pessoais e profissionais. "O doutor Aray é uma pessoa altamente capacitada. Vai ajudar no crescimento da empresa, que enfrenta o desafio de resolver o problema histórico do saneamento da Capital, qaue não será resolvido hoje, nem amanhã. Estamos num padrão aceitável de saneamento básico. Mas é preciso coragem para buscar outras alternativas e levar água e saneamento básico a todos os cuiabanos". Para Lamartine, Aray chega à Sanecap com o apoio do prefeito Galindo e de seus auxiliares. Conta ainda com o apoio da equipe técnica da Sanecap, reconhecida por sua eficiência, com conhecimento da área em que atua.
Para o ex-presidente, Antônio Carlos Ventura, a Sanecap é uma Companhia difícil, em termos de desafios emergentes e históricos, mas é altamente gratificante atuar nela. Ele disse que foram compensadores os cinco meses em que dirigiu a empresa, quando constatou a dedicação de todos os seus funcionários e a vontade de todos em trabalhar para que a área de saneamento básico corresponda à expectativa dos habitantes de Cuiabá, "que há muito sonham com serviços à altura das suas reais necessidades. O que significa um abastecimento regular de água potável, esgoto 100% tratado e outras melhorias no sistema inteiro. Fizemos muito, mas há mais a se fazer", pontuou.
Outras lideranças também externaram o compromisso de apoiar o novo gestor da Sanecap, a exemplo do deputado federal Júlio Campos e do presidente da Câmara Municipal, Júlio Pinheiro. Ambos asseguraram que as demandas do saneamento são realmente complexas, mas que um trabalho conjunto pode resultar em avanços no setor. O deputado Júlio Campos garantiu que a Sanecap pode contar com sua colaboração parlamentar e do seu irmão, senador Jaime Campos, "para que todos os trâmites oficiais em Brasília ocorram e resultem em benefícios à população no menor tempo possível".
O novo presidente agradeceu as manifestações de apoio à gestão que se inicia, e deixou claro que se empenhará para não decepcionar a confiança depositada na sua pessoa. "Vou trabalhar 24 horas; minha intenção é resolver esse problema crônico do abastecimento de água em Cuiabá". Ele adiantou que irá realizar um diagnóstico da situação da Sanecap, a fim de fazer o que for necessário para resolver as demandas do setor. Também elogiou a administração do ex-presidente Ventura, que "me forneceu dados técnicos, de projetos em andamento e outros, que impressionam pela dimensão dos desafios que terei que enfrentar. Mas gosto de desafios, de trabalhar, e acredito em mais sabor vitorioso quando nos empenhamos para tudo acontecer da forma desejada".